quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dentinho diz que cidadão do interior sofre e defende interiorização da Caixa

O deputado estadual Wilson Teixeira Dentinho usou a tribuna na sessão que ocorre neste momento na ALMT para defender a ampliação e interiorização da Caixa. Segundo ele, trabalhadores estão tendo dificuldades de buscar acessoa aos seus direitos como FGTS, Seguro Desempregos e Programas de Bolsas ofertados pelo governo deferal, via Caixa.

Ainda de acordo com ele em algumas regiões do estado o cidadão precisa andar até 200 quilômetros até a Caixa mais próxima.

Em Aripuanã, Colniza, Juruena, municípios que ficam na região nororeste, as dificuldades são grande. são mais de 800 quilômetros para chegar a uma agencia da Caixa, muitos vão á Tangara da Serra.

Dia de convenção no PDT promete ter enfrentamento

Partidos que compõem o movimento “Mato Grosso Muito Mais” partem hoje para convenções em clima de muita tensão, principalmente no PDT do deputado estadual Otaviano Pivetta, que teve o nome lançado para vice de Mauro Mendes (PSB). Hoje pela manha a impnresa da capital publicou que até a e ata da convenção do PDT teria sumido .
A direção estadual do PDT, sob Pivetta, está desesperada. Descobriu-se nesta quarta, no dia em que o partido realiza sua convenção, que a ata da última reunião, realizada na segunda, em que o partido decidiu pelas candidaturas de Pivetta a vice-governador e de Pedro Taques ao Senado, simplesmente desapareceu. Suspeita-se que tenha sido furtada junto com outros documentos, inclusive fichas de filiados, após arrombamento do escritório do diretório estadual, situado na região central de Cuiabá. As divergências internas no PDT se transformaram em caso de polícia.

Riva: “Sou punido por tentar arrumar a Assembléia”

O Depútado Riva fala em programa de radio sobre os processos que seus adversarios tanto comentam.
Existem sim os processos contra a minha pessoa, mas 99 por cento das denúncias são infundadas – diz o deputado estadual José Riva para justificar que tudo que foi divulgado ao seu respeito é exagero; “afinal de contas eu e Bosaipo tentamos arrumar a Assembléia, que estava falida, devendo empresários que trocavam seus cheques nas factorings.” Riva reconhece que tem sofrido muito com essas acusaões, mas acredita que tudo passará e um dia a verdade virá ao conhecimento de todos, em que pese a existência dos processos na justiça. Mas, de uma coisa Riva não abre mão ao dizer que “sou inocente em tudo, meu mal foi tentar arrumar a Assembléia, colocá-la em dia com os fornecedores, acertar contas dos funcionários.
O deputado também falou sobre sua inviavel candidatura ao senado Federal, dizendo pela primeira vez que “fui patrolado” por interesses políticos maiores, sem sequer dar nomes ou indicar partidos. Aliás, Riva fez algumas criticas aos parlamentares federais, aos integrantes do Congresso Nacional sobre maneira de trabalhar, levantando a idéia de que deveria acabar a “situação e oposição no “Congresso” para que todos pudessem trabalhar em favor do povo.

”As declarações foram feitas na manhã de terça feira (29) ao programa Chamada Geral, da Rádio Rsat.

E falando em Lino Rossi Após anunciar sucessivas vezes a falta de interesse em retornar à política, o ex-deputado federal Lino Rossi, apresentador de televisão e rádio, vai disputar o terceiro mandato à Câmara Federal. A homologação ocorreu na tarde desta terça (29), durante a convenção na sede do PP, na região central de Cuiabá. . Ele já exerceu por duas vezes o cargo de deputado federal.

Na tentativa de aumentar a bancada na Casa, Rossi foi cooptado pelo PP a integrar a chapa no lugar de Roberto Dorner, empresário da comunicação de Sinop. A lista de pré-candidatos indicava o nome de Dorner a federal e Rossi a estadual. Com a mudança, o vereador de Sinop Gilson de Oliveira retirou a pré-candidatura à AL para apoiar o conterrâneo na "empreitada".

Proibição pode começar 15 dias antes


Fonte Diario
As previsões climáticas pessimistas para Mato Grosso nos próximos meses levaram o Comitê Estadual de Gestão do Fogo a solicitar ontem que o governador decrete a antecipação do período proibitivo de queimadas do dia 15 de julho para amanhã. A proibição se estende até o dia 15 de setembro e sua antecipação é uma tentativa de conter a proliferação dos focos de calor, que até ontem somavam 10.992 no Estado - 99,16% a mais que no mesmo período de 2009.

Segundo o major Agnaldo Pereira, da Defesa Civil Estadual, o prognóstico para os próximos meses é de chuvas abaixo da média, umidade relativa do ar inferior a 30% (o percentual considerado ideal é de 60%) e temperaturas altas. São todos fatores que podem impulsionar o aparecimento de focos de calor. Além disso, Pereira lembrou que o primeiro quadrimestre do ano foi um dos mais quentes registrados no mundo.

Este ano, três grandes incêndios já exigiram a atuação de brigadistas. Um foi no morro Quebra-gamela, na região de Chapada dos Guimarães. Os outros dois foram na região de Nobres, nas comunidades Bonanza e Coqueiral. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o município de Tangará da Serra é o que mais registrou focos de calor até o momento este ano, em Mato Grosso.

A antecipação do período proibitivo é mais uma ferramenta do governo para conter o avanço do fogo. Antes disso, foi realizada a operação Fora Fogo, na qual agentes do Meio Ambiente Estadual (Sema), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros promoveram ações de prevenção e monitoramento nos 20 municípios que mais queimaram no primeiro semestre.

Agora, o governo aposta na expansão da cobertura de brigadistas pelo Estado. Está sendo estudada a criação de bases dos bombeiros em Nova Ubiratã, Colniza, Querência, Tapurah e Itanhangá. Já em Campo Novo dos Parecis, Nobres e Nova Olímpia foram formados 113 novos brigadistas para ajudar a combater o fogo. O mesmo foi feito com 15 índios da aldeia Bakairy, em Paranatinga, agora preparados para enfrentar a estiagem, que chegou mais cedo este ano, e o fogo que ela provoca.

A Defesa Civil se mostra preocupada com o clima este ano, mas pondera que o aparato de combate ao fogo hoje está muito mais robusto. Em 2007, por exemplo, quando Cuiabá se viu esfumaçada como nunca, o governo não dispunha de um sistema integrado de combate aos focos de calor. Em 2009, por exemplo, oito aeronaves estavam aptas para apagar os focos de calor em quatro bases no Estado, que teve 865.835 hectares de área queimada (a terceira maior área no país) e aplicou mais de R$ 230 milhões em multas.

Por isso o major Márcio Paulo da Silva, dos Bombeiros, acredita que a cidade não vá sofrer novamente com o mesmo cenário, a não ser que ocorra algum incêndio muito extenso em Chapada dos Guimarães e que a fumaça se acumule por conta do fenômeno de inversão térmica.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Silval conta com 13 siglas ao seu lado


Fonte :RDNEWS
Dos 25 partidos políticos que atuam em Mato Grosso, mais da metade devem confirmar até a próxima quarta (30) apoio ao projeto de reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB). A chapa majoritária é composta por PMDB, PT e PR e será engrossada pelo PP, que deve indicar o candidato a vice-governador nesta terça (29). A chamada "frentinha", formada pelo grupo de partidos de menor porte para disputar as proporcionais, já conta com oito legendas em sua composição e poderá ter mais duas depois do término das convenções partidárias.

O superbloco com 13 partidos que formam a aliança governista ainda desfruta do apoio de parte dos pedetistas. Apesar do PDT integrar o movimento Mato Grosso Muito Mais, encabeçado pelo pré-candidato ao Palácio Paiaguás Mauro Mendes (PSB), depois de um embate interno chegou a ser cogitada até uma intervenção da executiva nacional para que a legenda fechasse com Silval.

Já o candidato Wilson Santos (PSDB), conta com o apoio de seis siglas, enquanto Mendes tem ao seu lado quatro legendas, mas duas delas divididas. Assim como no PDT, lideranças do PPS garantem apoio ao candidato tucano independentemente da decisão do partido. Neste contexto, apenas Psol e PCO não devem fechar com os candidatos anunciados até o momento.

Diante de um cenário que aponta a para a possibilidade de um segundo turno com pesquisas que mostram empate técnico entre Silval e Wilson, a disputa pelo apoio das legendas foi acirrada e deflagrou uma verdadeira guerra entre as lideranças. O grupo do empresário Mauro Mendes, que teve seu projeto estremecido por ter a mais frágil aliança, protagonizou os principais embates. O presidente do PPS, deputado Percival Muniz, chegou a acusar Silval de cooptar partidos oferecendo altas quantias e cargos.

Confira os partidos que apoiam cada um dos três principais candidatos ao Paiaguás
Silva Barbosa - PMDB, PR, PT, PP, PCdoB, PTN, PMN, PTC, PSC, PHS, PRB, PRP, PT do B
Wilson Santos - PSDB, DEM, PTB, PSDC, PSL, PRTB
Mauro Mendes - PSB, PV, PDT, PPS

Comitiva do Promadeira visita Aripuanã na ETAPA 03: JUÍNA E ARIPUANÃ

Em julho, a equipe do Promadeira 2010 visitará municípios de produção madeireira no interior do Estado de Mato Grosso para divulgar a feira entre os empresários. A ação faz parte do planejamento de comunicação e divulgação do evento e começa a partir da semana que vem. A meta é visitar no mínimo 100 empresas madeireiras, além da 6ª Expomov – Feira de Móveis, Máquinas e Equipamentos para a Indústria Moveleira de Mato Grosso, que será realizada de 08 a 11 de julho, em Alta Floresta (800 km de Cuiabá).
De acordo com a organização do evento, a equipe visitará empresas associadas aos sindicatos patronais do setor de base florestal, representados pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), entidade promotora da Feira. “Nosso objetivo é divulgar a feira para os empresários do interior e mobilizar as regiões para a participação em nosso evento”, explica o Diretor Executivo do Cipem, Álvaro Leite.
O cronograma de divulgação inicia-se no dia 07 de julho e termina no final do mês. Na programação, estão previstas visitas nos municípios localizados na região Norte de Mato Grosso: de São José do Rio Claro, Nova Maringá, Juara, Alta Floresta, Juína, Aripuanã, Guarantã do Norte, Matupá, Cláudia e Vera. Em cada visita, a comitiva da feira distribuirá material de comunicação do evento, tanto aos empresários, quanto nos pontos comerciais da cidade e imprensa.

Durante as visitas, também serão comercializados estandes da VII Feira de Madeira, Máquinas e Equipamentos para os empresários exporem seus produtos. O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Vale do Arinos (Simava), localizado em Juara (664 km de Cuiabá) e que representa 18 empresas madeireiras da região, é um dos sindicatos que está organizando seus associados para adquirirem estandes e apresentarem o potencial da produção do Vale do Arinos.

O PROMADEIRA - O Promadeira 2010 é uma realização do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e será realizada de 25 a 28 de agosto, em Sinop (500 km de Cuiabá).

Conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e do Fundo de Apoio à Madeira (Famad); apoio do Sebrae – MT e dos oito sindicatos patronais madeireiros (Sindusmad, Simava, Simno, Sindinorte, Simenorte, Simno, Sindiflora e Simas).

Esta é a sétima edição da feira de negócios, que contará, ainda, com o VI Seminário de Negócios da Madeira; III Salão de Móveis, Decoração e Artesanato e IV Encontro Internacional de Negócios, além das visitas técnicas. A expectativa é a participação de 150 expositores e 20 mil visitantes nos quatro dias do evento.


Confira essas e outras notícias no site da feira: www.promadeira.com.br



PROGRAMAÇÃO VISITAS:



ETAPA 01: SÃO JOSÉ DO RIO CLARO – NOVA MARINGÁ - JUARA



De 30/06 a 03/07



ETAPA 02: ALTA FLORESTA

De 07/07 a 10/07



ETAPA 03: JUÍNA E ARIPUANÃ

De 14/07 a 17/07



ETAPA 04: GUARANTÃ / MATUPÁ / VERA

De 20/07 a 30/07

Setor produtivo se articula para pedir a aprovação do Código Florestal

Fonte: Redação/FolhadoEstado

O setor produtivo rural do estado de Mato Grosso está se articulando para garantir a aprovação do parecer do deputado Aldo Rebelo, relator do projeto que prevê alterações no Código Florestal, prevista para acontecer na próxima semana.

O gerente técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Tiago Mattosinho, informou que o projeto será votado, dentro da comissão especial do Código Florestal, entre os dias 5 e 6 de julho e na seqüência deverá ser votado pela Câmara Federal.

Mattosinho afirma que a Famato aprova o projeto de lei para a reforma do Código, e diz ainda que mesmo com o desmatamento zero durante cinco anos, querem aprovar e trazer para a realidade mato-grossense as mudanças.

“Quando houver a votação na Câmara, será realizada uma mobilização para apoiar a mudança do Código, como houve o caminhonaço e o tratoraço, onde diversos caminhões e tratores fizeram parte de protestos em frente ao Congresso Nacional”.

O projeto, que traz divergências entre produtores e ambientalistas, poderá custar até R$ 7,5 bilhões para os produtores e tem como principais mudanças a isenção de reserva legal a pequenos produtores e a maior autonomia dos estados para decidir sobre limites dessas áreas e das áreas de proteção permanente (APPs), que hoje é de 50 metros e varia de acordo com o tamanho do rio.

Deputado Dilceu Vice


Fonte Rd news
O deputado estadual Dilceu Dal Bosco deve ser anunciado oficialmente nesta terça, em entrevista coletiva, como candidato a vice-governador da chapa de Wilson Santos, numa dobradinha PSDB-DEM. O acordo foi fechado nesta segunda, após várias reuniões entre tucanos, democratas e representantes de outros partidos da coligação, como do PTB. A escolha é estratégica e busca, em tese, preencher vazios políticos e espaciais do bloco. O anúncio será feito pelo próprio Wilson, às 9h, na Fiemtec, em Cuiabá.

Dilceu reside em Sinop, cidade-pólo do Nortão, principal base eleitoral do governador Silval Barbosa (PMDB), que busca a reeleição e é considerado como principal adversário. O nome do democrata atende ao acordo de cúpula, segundo o qual caberia ao DEM ficar com a vice. Além disso, a desistência de Dal Bosco da reeleição à Assembleia põe fim a uma crise entre tucanos e democratas que havia se criado com a formação de uma chapão na proporcional. Tucanos e democratas queriam chapa pura, na esperança de eleger entre 2 e 4 deputados estaduais mas, por fim, ficou definido chapão. Isso desagradou principais deputados do grupo que buscam novo mandato.

Seleção

O ex-prefeito de Cuiabá colocou sobre a mesa seis nomes de democratas como opções para compor sua chapa ao Palácio Paiaguás. Em princípio, estavam no páreo o também deputado estadual José Domingos, da região de Sorriso, o vice-prefeito de Barra do Garças, Irineu Pirani, o senador Gilberto Goellner, a ex-deputada federal Celcita Pinheiro, a ex-primeira-dama do Estado Lucimar Sacri de Campos e o ex-prefeito de Primavera do Leste Érico Piana. Entre um e outro convite, foram sucessivos "não" ouvidos pelo grupo nos últimos 30 dias. Por fim, o debate se afunilou entre Dal Bosco, Lucimar e Celcita, após a convenção de sábado. Já nesta segunda à noite, a poucas horas do anúncio oficial, o bloco de oposição na corrida à sucessão estadual chegou a um entendimento sobre o nome de Dal Bosco.

Dilceu é pecuarista, dono de emissoras de rádio e TV em Sinop e de empresa de eletrificação. Começou na vida pública como secretário de Governo no primeiro mandato do então prefeito Nilson Leitão, entre 2001 e 2002. Pelo PSDB se elegeu deputado estadual, nas urnas de 2002. No ano seguinte migrou para o PFL (hoje DEM). Se reelegeu em 2006 pelo mesmo partido. Ocupa hoje o cargo de segundo-secretário da Mesa Diretora da Assembleia.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Lula e ministros apostam garrafa de cachaça antes de jogo do Brasil



fonte Terra

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva apostou com o vice José Alencar e alguns ministros uma garrafa de cachaça antes do duelo entre Brasil e Chile, nesta segunda-feira, às 15h30 (de Brasília), em Johannesburgo. O confronto é válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul.

Dos 10 participantes do bolão, todos apostaram em vitória da Seleção de Dunga sobre a equipe do argentino Marcelo Bielsa. O vencedor da brincadeira leva para casa uma garrafa da cachaça Maria da Cruz, da família do vice-presidente José Alencar, que tem como preço de mercado valores entre R$ 15 e R$ 22.

Confira abaixo uma lista com os palpites dos integrantes da aposta:

Luiz Inácio Lula da Silva (presidente da República) - Brasil 4 x 1 Chile


José Alencar (vice-presidente da República) - Brasil 5 x 0 Chile


Erenice Guerra (ministra-chefe da Casa Civil) - Brasil 2 x 1 Chile


Alexandre Padilha (ministro das Relações Institucionais) - Brasil 2 x 0 Chile


General Jorge Félix (chefe do Gabinete de Segurança Institucional) - Brasil 3 x 1 Chile


Paulo Bernardo (ministro do Planejamento) - Brasil 3 x 1 Chile


Luiz Dulci (chefe da Secretaria-Geral da Presidência) - Brasil 2 x 1 Chile


Nelson Jobim (Ministro da Defesa) - Brasil 2 x 0 Chile


Franklin Martins (secretário da Comunicação da Presidência) - Brasil 2 x 0 Chile


Gilberto Carvalho (chefe do Gabinete da Presidência) - Brasil 3 x 0 Chile

Chiadeira em Rondonóplis


O Velho Bezerra com seu jeito patrola, parece meio fora de moda.E pode ter problemas , este é o que pelo menos mostra a midia de Rondonópoils hoje.

No afã de priorizar sua esposa Teté como candidata a deputada estadual, que busca a reeleição, acabou vetando outros nomes de peemedebistas de Rondonópolis que estavam no páreo para a Assembleia, como os vereadores Adonias Fernandes, Manoel da Silva Neto, Lourisvaldo Manoel, o Fulô, e Mariúva Valentin. Nenhum deles teve o nome homologado na convenção do PMDB realizada sábado. A chiadeira é geral. Os 4 já fizeram um pacto para não pedir voto para Teté. Nos bastidores ainda falam que outros nomes ,inclusive da nossa região foram "convidados" a desisterem da candidatura para apoiar a Teté.
O casal Bezerra pode "morrer abraçados" nas urnas.

E o Vice cadê?


A copa do mundo tem tirado um pouco a atenção do publico em geral com relação aos acontecimento politicos.Mas nos bastidores a "coisa" anda movimentada.
Esta semana sera a semana do acerto final e os dois principais candidatos estão sem Vice.
Silval Barbosa (PMDB) e Wilson Santos (PSDB) , tiveram as candidaturas homologadas em convenções, neste sábado (26), mas não anunciaram os respectivos candidatos a vice-governador. A duas alianças vivem momentos de indefinição, pelo simples fato de não encontrarem, digamos assim, nomes de peso e que não sirvam apenas de penduricalho.

Silval sonha com Mauro Mendes, que anda "zonzo" de tanto ouvir o canto da sereia.Mendes disse ainda hoje de manha em enttrevista ao Lino Rossi no chamada geral que é candidato. Wilson vive uma espera sem fim, na esperança de que o DEM lhe ofereça um nome. O presidente democrata, Oscar Ribeiro, insiste no nome de Lucimar Campos, mas o senador Jaime Campos não parece contente com a idéia de liberar a mulher para a disputa eleitoral. De resto, sobram nomes que não têm peso político: o ex-deputado estadual Zeca D'Ávila, o vice-prefeito de Barra do Garças, Irineu Pirani, e os ex-prefeitos de Sinop, Antônio Contini, e de Guarantã do Norte, José Humberto Macedo.

Brasil quase completo tem defesa chilena desfalcada




Nas outras vezes que teve o Brasil pela frente em Copas do Mundo, em 62 e 98, o Chile deu adeus à competição. Por mais que o discurso de Dunga e dos jogadores seja de respeito, qualquer resultado que não seja a classificação da seleção seria uma grande zebra.


Para piorar a situação do Chile nas oitavas de final, a sua dupla de zaga titular não vai encarar o Brasil. Medel e Ponce foram suspensos por receberem o segundo cartão amarelo na derrota para a Espanha. Contreras, que jogou apenas nove minutos nesta Copa, terá a missão de marcar o ataque completo do Brasil com Kaká, Robinho e Luis Fabiano.

No entanto, a seleção dificilmente estará completa no duelo decisivo desta segunda-feira, às 14h30m (de Mato Grosso), no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Felipe Melo está praticamente vetado da partida, e Elano ainda é dúvida.

Além disso, a campanha da seleção brasileira na primeira fase, mesmo sendo contestada, é muito mais sólida. A vitória magra por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte na estreia não foi tão suada quanto faz parecer o placar.

O caminho chileno foi muito mais acidentado. Duas magras vitórias por 1 a 0 sobre Honduras e Suíça, que poderiam ter um desfecho diferente com um lance bem sucedido dos adversários.

O gol diante dos europeus, por sinal, só saiu aos 29 minutos do segundo tempo, apesar da superioridade sul-americana. No último jogo, a Espanha aproveitou as falhas da defesa chilena para roubar a primeira colocação do adversário, que só precisava do empate, com uma vitória por 2 a 1.

Vamos nessa Brasil..

Regularização - Famato cobra adiamento da adesão ao MT Legal


Fonte Chamada geral
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) cobra do governo de Mato Grosso o adiamento do prazo de adesão ao Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural (MT Legal), marcado para 13 de novembro. Entre os argumentos da Famato para o pedido estão o alto custo da adequação a demora na aprovação do Código Florestal e do zoneamento sócio-econômico ambiental além de problemas identificados no próprio programa, que dificultam a legalização dos produtores rurais.

Em entrevista coletiva à imprensa semana passada o presidente da Famato, Rui Prado, informou que o programa foi elaborado de tal forma que inviabiliza a adequação do produtor rural. Criado em 13 de novembro do ano passado, o MT Legal teve a adesão de apenas 2,14% dos produtores mato-grossenses - cerca de três mil em um universo estimado em mais de 140 mil produtores rurais, entre pequenos, médios e grandes.

Conforme o presidente da Famato, a adesão ao MT Legal deve ser prorrogada até que o Congresso vote o Código Florestal e o governo de Mato Grosso aprove o zoneamento sócio-econômico ambiental, em trâmite na Assembleia Legislativa. Prado lembra ainda que, após a Operação Jurupari, da Polícia Federal, deflagrada em 21 de maio, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) praticamente suspendeu as atividades. “Nós não temos em Mato Grosso um problema ambiental, temos um problema legal”.

Estudo realizado pelo Departamento Técnico da Famato revela que o custo da adequação prevista no MT Legal é a principal causa da baixa adesão dos produtores. Comparando os investimentos necessários para aderir ao programa e a rentabilidade estimada da produção, o estudo revela que, em alguns casos, o produtor teria que trabalhar mais de 600 anos apenas para fazer o reflorestamento de áreas degradadas.

Outra barreira, conforme o autor do levantamento e gerente do Departamento Técnico, Tiago Mattosinho, é a insegurança da operacionalidade do programa. “Itens do projeto de lei e da regulamentação provocam discussões, até hoje, entre representantes das áreas técnica e jurídica do governo do Estado”.

Para exemplificar, Mattosinho explica que o governo ainda não definiu a tabela de valores do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Famam), referência na hora de calcular a multa cobrada do produtor que desmatar área de Reserva Legal. Além do reflorestamento, o produtor pode optar pela compensação (compra ou aluguel de uma área preservada), ou desoneração (compra de uma área dentro de uma Unidade de Conservação ou pagamento do preço pela terra de acordo com a tabela do Famam).

APRESENTAÇÃO – A entrevista coletiva da Famato foi ainda uma oportunidade de apresentar à imprensa a nova diretoria da Famato, que tomou posse na segunda-feira (14). Além do presidente, Rui Prado, e do vice, Normando Corral compõem a nova diretoria o diretor de Relações Institucionais, Rogério Romanini o diretor Financeiro, Nelson Piccoli e o diretor executivo, Seneri Paludo.

Romanini, como diretor de Relações Institucionais, será responsável por atender as demandas dos sindicatos rurais e fortalecer a relação entre as entidades atuar junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nos assuntos de interesse dos produtores rurais além de coordenar as comissões e as câmaras setoriais. Já o diretor financeiro, Nelson Piccoli, ficará responsável por otimizar a arrecadação e a aplicação dos recursos da Famato. Seneri Paludo, que até então comandava o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) assume o cargo recém-criado de diretor executivo. Ele será o elo de ligação entre a diretoria eleita e a equipe operacional, responsável ainda por executar uma gestão profissional (com estabelecimento de metas, objetivos e resultados) transparente e pró-ativa.

sábado, 26 de junho de 2010

Convenções oficializam Silval Barbosa e Wilson Santos


Fonte Midia news
O cenário político de Mato Grosso começa a ser definido neste sábado (26), com a oficialização das candidaturas ao Palácio Paiaguás do governador Silval Barbosa (PMDB) - reeleição - e do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) representando a oposição.


O PMDB fará a convenção partidária no Centro de Eventos do Pantanal, no período das 8h às 13h. Paralelamente, as legendas aliadas PT e PR farão, no mesmo local, a oficialização das candidaturas do deputado federal Carlos Abicalil e do ex-governador Blairo Maggi ao Senado, respectivamente.

O encontro em conjunto é considerado uma estratégia para reforçar o discurso de unidade em torno dos projetos políticos. As três legendas já manifestaram apoio, em âmbito nacional, à candidatura da petista Dilma Roussef à Presidência da República. A programação prevê que, às 10h30, seja feita a oficialização do nome de Silval Barbosa como candidato à reeleição ao Palácio Paiaguás.

Mesmo reunindo as legendas consideradas de maior porte em Mato Grosso, ainda não houve definição do candidato a vice-governador. A senadora Serys Slhessarenko já foi convidada por, porém, impõe como condição não dividir o mesmo palanque com o correligionário e novo desafeto Carlos Abicalil.

Oposição

Por outro lado, o PSDB e o PTB farão, a partir das 8h, uma convenção partidária em conjunto. No entanto, o centro das atenções será a convenção do partido democrata (DEM), que deverá indicar o candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo tucano Wilson Santos.

Nos últimos dias, houve forte pressão para que o deputado estadual José Domingos Fraga aceitar a missão, porém, o parlamentar resiste porque prefere apostar na reeleição.

Um dos nomes cotados é do empresário e ex-prefeito de Sinop, Antônio Contini. Nos bastidores, comenta-se que ele resiste à proposta porque estaria mais interessado em seus negócios. Diante disso, a opção mais viável seria o suplente de senador e ex-deputado estadual Jorge Yanai.

Há a possibilidade de que não seja anunciado o candidato a vice-governador de nenhuma das chapas majoritárias. No entanto, a oficialização deverá ser feita até o dia 30, prazo-limite imposto pela legislação eleitoral para oficialização de candidaturas.

MT Muito Mais

Numa tentativa de pôr fim à onda de comentários que apontam para o desmantelamento do Movimento Mato Grosso Muito Mais, as cúpulas do PSB, PPS, PDT e PV decidiram marcar uma convenção partidária em conjunto para o próximo dia 30, prazo-limite estabelecido pela legislação eleitoral.

O evento é aguardado com ansiedade no meio político, diante da onda de rumores que tomou conta das candidaturas de Mendes e Taques.

Comenta-se que, até mesmo, dirigentes nacionais das legendas estão interferindo, na tentativa de manter em pé o projeto dos que são considerados caras novas na política

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Sufixo .xxx para sites pornográficos deve ser aprovado nesta sexta-feira




'Sex' é o termo mais buscado no mundo, com 25% de todas as buscas na web. Há cerca de 370 milhões de sites 'adultos'; uso de .xxx pode superar o de .com.
A companhia que supervisiona a concessão de endereços de internet, Icann, deve aprovar formalmente nesta sexta-feira (25) a criação do sufixo .xxx para sites com conteúdo pornográfico, afirmaram representantes da empresa nesta quinta-feira (24).
A Icann, que é controlada pelo governo dos Estados Unidos, vinha resistindo à criação do sufixo. Por várias vezes nos últimos anos, a empresa rejeitou um pedido da norte-americana ICM Registry de autorização para distribuir endereços de sites com sufixo .xxx.

Mas membros do conselho da Icann vinham argumentando que, para manter a neutralidade na concessão dos nomes de domínio, deveria ser criado o .xxx, permitindo que sites com conteúdo sexualmente explícito utilizassem o sufixo de maneira voluntária.

“Caso os resultados de nossa análise sejam positivos, então iremos negociar contratos com a ICM (para o sufixo .xxx)”, disse o conselheiro-geral da Icann, John Jeffrey, a representantes do órgão em reunião em Bruxelas nesta quinta-feira (24).

Mais de US$ 3 mil são gastos com pornografia na internet a cada segundo

A pornografia on-line é uma indústria gigante. Segundo dados do grupo de estudos Internet Pornography Statistics, mais de US$ 3 mil são gastos com pornografia na internet a cada segundo, e a palavra “sex” (sexo, em inglês) é o termo mais buscado no mundo, representando 25% de todas as buscas na web.
Estima-se que existam cerca de 370 milhões de endereços pornográficos na internet, o que significa que .xxx pode se tornar o sufixo mais usado do mundo, talvez até superando o .com.

Alguns membros da indústria pornográfica, no entanto, são contrários à utilização do .xxx, afirmando que o sufixo facilita a censura e pode prejudicar os negócios. A direita religiosa norte-americana também é contra a criação do sufixo por razões morais.

Brasil encara Portugal daqui a pouco pela liderança do grupo

Fonte: Gazeta Esportiva


Revanche após goleada, busca por equilíbrio e a luta pela liderança. Vários fatores estão envolvidos no mais aguardado jogo do Grupo G da Copa do Mundo da África do Sul. No primeiro encontro entre Brasil e Portugal desde a vitória por 6 a 2 dos pentacampeões, a seleção de Dunga precisa voltar a mostrar solidez defensiva e provar que tem condições de sobreviver sem Kaká, enquanto os lusos esperam ratificar a imagem deixada na goleada sobre os norte-coreanos.

Diferentemente do Brasil, os Portugueses, ainda não têm a vaga assegurada na próxima fase, mas estão bem perto do avanço, já que possuem três pontos a mais que Costa do Marfim e uma diferença de nove gols no saldo. Mas a cabeça dos portugueses está voltada mesmo à liderança. Além disso, todos garantem que não pensam em revanche pelo vexame sofrido há dois anos, mas a goleada por 6 a 2 claramente ainda incomoda o grupo.

Desfalques: As duas seleções apresentam problemas para o encontro em Durban. No Brasil, Kaká cumprirá suspensão automática por conta da expulsão diante dos marfinenses e não terá a oportunidade de encarar seu colega de Real Madrid, Cristiano Ronaldo.

Além do meia, Dunga também decidiu não se arriscar a colocar Elano em campo, pois o atleta se recupera de pancada no tornozelo direito. Portanto, Júlio Baptista assume a vaga do camisa 10, enquanto Daniel Alves será improvisado no meio-campo, superando a concorrência de Ramires.

Do outro lado, Carlos Queiroz segue sem contar com Deco, que ainda não se reabilitou das dores na região lombar e fica fora pelo segundo jogo seguido. Portanto, nenhum dos três brasileiros naturalizados portugueses devem iniciar o confronto, pois Pepe e Liédson devem ficar entre os suplentes.

Assim como Deco, o meio-campista Ruben Amorim também não foi liberado pelos médicos para o compromisso desta sexta-feira. Desta forma, o treinador tem até a possibilidade de repetir a escalação da rodada passada, mas prefere adotar o mistério.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL X BRASIL

Local: Estádio Moses Mabhida, em Durban (na África do Sul)
Data: 25 de junho de 2010, sexta-feira
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Benito Archundia (do México)
Assistentes: Marvin Torrentera (do México) e Hector Vergada (do Canadá)

PORTUGAL: Eduardo; Miguel, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão; Pedro Mendes, Raul Meireles, Tiago e Simão Sabrosa; Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida
Técnico: Carlos Queiroz

BRASIL: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Júlio Baptista; Robinho e Luís Fabiano
Técnico: Dunga

Yanai diz que interesse dos EUA na redução do desmatamento no Brasil pode ser econômico

O jornal Folha de S. Paulo divulgou estudo feito nos Estados Unidos mostrando as vantagens econômicas que agricultores norte-americanos podem ter com a redução do desmatamento nos países tropicais. Ao levar o assunto para o Plenário, o senador Jorge Yanai (DEM-MT) defendeu que o Brasil procure um meio termo entre a preservação e o desenvolvimento.
A matéria da Folha fala sobre documento divulgado pela ONG Avoided Deforestation Partners, intitulado "Farms Here, Forests There" ("Fazendas Aqui, Florestas Lá"), que estima um faturamento de até US$ 270 bilhões, em 2030, para os agricultores norte-americanos, caso haja uma redução do desmatamento nos países tropicais. O objetivo do estudo foi convencer os senadores dos Estados Unidos a aprovarem a lei de mudança climática em tramitação naquele país.
Na avaliação do senador pelo Mato Grosso, o estudo deixou clara a real intenção por trás de ações norte-americanas em favor da conservação ambiental. Em vez de um real interesse pela preservação do meio ambiente, os Estados Unidos estariam pretendendo evitar o crescimento da agricultura em outros países. O Brasil, por dispor de números de produção agrícola cada vez mais competitivos, seria prioridade.
Jorge Yanai citou relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que projeta crescimento na produção agrícola de 40% em dez anos. Esse percentual é o dobro do previsto para países como China, Índia, Rússia e Ucrânia.
- São números promissores, mas não é fácil crescer quando o agricultor se depara com tantas restrições. O Código Florestal elaborado durante a época do regime militar sofreu tantas alterações no passar dos anos que transformou em áreas ilegais, que necessitariam ser desativadas, parte do universo de milhões de propriedades rurais no país - afirmou Jorge Yanai.
Da Redação / Agência Senado

quinta-feira, 24 de junho de 2010


Fonte RDnews http://www.rdnews.com.br
Silval Barbosa (PMDB) se mantem estável em primeiro lugar na corrida ao Palácio Paiaguás, assim como Wilson Santos (PSDB) na segunda colocação, revela a terceira rodada do instituto Mark, realizada em parceria com o RDNews entre 17 e 21 desde mês. Já na reta final das convenções e menos de quatro meses para o pleito, o nome do governador aparece na pesquisa estimulada com 37% das intenções de voto. Impõe 10 pontos percentuais de frente sobre o ex-prefeito de Cuiabá que figura com 27,1%. A diferença entre os dois diminuiu dois pontos. Na amostragem de maio, Silval estava com 38,2% e agora é o preferido de 37%. Wilson subiu um ponto, 26,2% para 27,1%. O empresário Mauro Mendes continua em terceiro lugar, com os mesmos 16,1% da pesquisa feita entre 19 e 24 de maio.

Os pesquisadores da Mark percorreram 47 municipios de 9 regiões - quais mais no quadro abaixo. Ouviram no decorrer dos cinco dias 1.116 pessoas, todas residentes na zona urbana. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE-MT, sob número 16.808/2010. Segundo o instituto, 17,8% do eleitorado se mostram indecisos. Se as eleições fossem hoje, 2% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto.

PROFESSOR MORRE EM ACIDENTE em Aripuanã




Fonte top news fotos PM Claudia e top news
Um acidente de trânsito por volta das 15 horas de ontem em uma rodovia no Município de Aripuanã, estado do Mato Grosso. Vitimou,Rodrigo Nei Chrysosthemos, de 38 anos, era professor universidade estadual de Mato grosso e se deslocava de Tangará da Serra, onde morava, até o Município vizinho para dar aula. O professor Rodrigo perdeu o controle da direção do veículo que conduzia, saiu da pista e caiu rio Tabocas a beira da rodovia. Ele morreu no local. O professor era casado com a Marlise Filipin. O casal tinha duas filhas. Eles residiam no Mato Grosso há 12 anos. Os pais de Rodrigo Nei Chrysosthemos moram no bairro Modelo de Ijuí Rs.

A policia Militar de aripuanã , recebeu um chamado via 190, avisando que havia um carro caído sob a ponte do Rio Tabocas, que liga Aripuanã a Juina (distrito Morena), ao chegar os policiais depararam com um veiculo Fiat uno azul placa NJK 1398, caído com as quatros rodas virada para cima quase coberto pela água.
Testemunhas, que se encontravam no local, informaram que havia um corpo dentro do veículo, com ajuda dos mesmos o motorista foi retirado, mas já se encontrava em óbito. O condutor Rodrigo Nei Chrysosthemos, 38 anos, era engenheiro agrônomo e professor da Unemat.

A Samu compareceu no local, porém não pode conduzir o corpo, então foi acionada a funerária e também a Policia Judiciária Civil.
Em virtude da demora do funcionário da funerária, a GUPM conduziu o corpo até a funerária para devidas providencias.

Sexta-feira é ponto facultativo no Estado




O governo do Estado publicou no Diário Oficial do dia 22 de junho, que circulou nesta quarta-feira, o decreto nº 2644 que declara ponto facultativo nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2010.

Para o jogo de sexta-feira (25), que acontecerá às 10h30, já havia sido decretado ponto facultativo nos órgãos governamentais por meio do decreto nº 2610. Portanto, o decreto nº 2644 fica válido para os jogos futuros da seleção como é o caso das oitavas de final.

Na sexta-feira, não haverá expediente nas secretarias durante todo o dia.

Mais informações pelo 0800-647-3633.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Jornalista sem diploma


Cleomar Diesel

A profissão de jornalista é uma arte, uma atividade intelectual que não deve ser restrita a um diploma. Este foi o entendimento do Supremo Tribunal Federal que derrubou no Brasil a necessidade de diploma para o exercício jornalístico ao julgar a inconstitucionalidade do Decreto-Lei nº 972/69.

Afora o fato de essa obrigatoriedade do Diploma ser uma imposição da Ditadura Militar de 64, não se pode deixar de compreender que toda a atividade humana necessita de atualização e de controle social. Daí a necessidade de se instituir, por via legal, um órgão ou uma instituição com competência para fiscalizar e organizar o exercício de uma determinada profissão.
Por outro lado exigir diploma de Jornalista é como limitar ao escritor, poder apenas escrever suas obras, após estudo e a conquista de um diploma. Faculdade para ser escritor? Escrever é uma arte, assim como informar, investigar, divulgar e opinar. Há milhões de jornalistas por todo o mundo, mas a profissão não se enquadra no perfil de todos..Isso não quer dizer que eu considere o curso de jornalismo ,desnecessária .Muito pelo contrario ,quanto mais formação tiver o jornalista, melhor será seu desempenho.

Uma pena ou uma lástima, que algumas pessoas por pura falta de informação tentem desmerecer a condição dos trabalhadores da imprensa que no seu dia a dia, dão o melhor de si para levar a informação , especialmente nos mais distantes rincões Brasileiros, onde as faculdades de jornalismo, nem sonham se instalar um dia. .

Dentre os mais famosos “jornalistas sem diploma” no Brasil, destacam-se Assis Chateaubriand (jornalista proprietário dos Diários Associados), Samuel Wainer (jornalista proprietário do jornal “Última Hora”), Carlos Lacerda (jornalista proprietário do jornal “Tribuna da Imprensa”), Costa Rego (primeiro catedrádico de Jornalismo no Brasil), Cláudio Abramo (jornalista que não cursou Faculdade de Jornalismo, mas fez “Escola”), Arnon de Mello (jornalista propretário da Gazeta de Alagoas) Nino Carta (jornalista fundador de Revistas), Bóris Casoy (jornalista sem diploma, âncora de telejornal), Júlio Mesquita, David Nasser, Danton Jobim, Horácio de Carvalho, Irineu Marinho, Roberto Marinho, Hélio Costa (Ministro das Comunicações), Miro Teixeira, Franklin Martins (porta-voz doa Presidência da República) entre outros.

Colegas de imprensa , orgulhem-se de vosso oficio , pois a informação significa cultura e esta é o meio de libertação e crescimento de um povo.

Silval: com Mauro Mendes



O governador Silval Barbosa (PMDB) admitiu ontem que pode contar com o apoio do empresário Mauro Mendes (PSB), pré-candidato ao governo, ainda no primeiro turno. “Não tenho divergências com Mauro Mendes. Uma composição é possível no primeiro ou no segundo turno”, afirmou.

Após a declaração, o peemedebista complementou que pretende cooptar o apoio do PSB nos próximos dias com o intuito de liquidar a eleição estadual já no primeiro turno. “Espero não ir para um segundo embate. Temos condições de vencer na primeira”, ressaltou o governador.

Apesar da posição aparentemente irredutível do PSB, movimentações partidárias podem deixar o partido isolado na disputa ao governo. A possibilidade do PPS sofrer intervenção nacional e passar apoiar a candidatura de Wilson Santos, bem como a possibilidade do PDT ser obrigado a estar no palanque de Silval, colocam o PSB diante duas opções: abortar a candidatura de Mauro para apoiar Silval Barbosa ou manter o nome do empresário na disputa com uma esperada desproporcionalidade no horário eleitoral e na estrutura de campanha.

Esta se desenhando uma polarização entre Wilson e Silval e parece que Silval ficara muito mais forte nesta disputa. Isto porque, o PP esta prticamente certo seu apoio ao Governador e o Candidato Mauro Mendes deverá desistir da candidatura e vir a apoiar Silval. Fica ai alguns questionamentos .Quem vai ser o Vice Serys ou Mauro?
Vamos aguardar para ver. Até o final do mes muita coisa vai acontecer.

Dunga e sua implicancia com a imprensa lhe rendeu uma bela charge


Dunga e sua implicância com a imprensa.
Vamos esperar .A curiosidade no meio da imprensa Brasileira que cobre a copa é como será a próxima coletiva do técnico Dunga. Será que esta mais calmo ou vai voltar a falar palavrões?

Mas quem anda feliz da vida são os torcedores Brasileiros que já se preparam para um final de semana um tanto prolongado, especialmente nos órgãos públicos. Na sexta-feira, poucos trabalham pela manhã em razão do jogo contra Portugal.O jogo será as 10:00 (horário de Mato Grosso).
Na segunda, a folga deve ser à tarde, porque tem novo jogo – isso se o Brasil ficar em primeiro no grupo.

AMM capacita gestores de Regimes Próprios de Previdência Social‏



Fonte AMM
A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM realizou no período de 18 a 20 de junho o Curso de Formação para Gestores de Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS dos municípios participantes do programa AMM-Previ. O evento foi realizado para cumprir uma das exigências do Ministério da Previdência Social, para que os municípios obtenham o Certificado de Regularidade Previdenciária - CRP, cumprindo a normativa da Portaria N° 345 de 28/12/2009 do MPS. O objetivo foi capacitar os gestores dos regimes próprios, que posteriormente irão fazer a prova da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. A capacitação foi ministrada pelo consultor Aladiah Gondin Bandeira Júnior.

Na opinião do gerente do Programa AMM-Previ, Renato Ferreira Lara, o curso foi fundamental para os gestores do sistema. “Além de cumprir a determinação do Ministério da Previdência, foi também uma oportunidade para promover o verdadeiro intercâmbio entre os dirigentes do programa em cada município”, destacou.

O curso foi dirigido a gestores dos seguintes municípios: Alto Araguaia, Aripuanã, Barão de Melgaço, Barra do Garças, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Canarana, Castanheira, Cocalinho, Comodoro, Confresa, Conquista D'Oeste, Cuiabá, Curvelândia, Gaúcha do Norte, Itaúba, Jauru, Juína, Nobres, Nova Brasilandia, Nova Marilândia, Nova Monte Verde, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Novo Horizonte, Planalto da Serra, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Pontes e Lacerda, Reserva do Cabaçal , Rio Branco, Rosário Oeste, Santa Terezinha, Santo Antonio de Leverger, São Félix do Araguaia, São José do Povo, Tabaporã, Terra Nova Norte, Torixoreu, Vila Bela e Itiquira.

terça-feira, 22 de junho de 2010

O futuro da arqueologia brasileira está na Amazônia


A. BRASIL


Famosa por possuir uma das maiores concentrações de diversidades de espécies animais e vegetais do mundo, a Amazônia também pode se orgulhar por outro motivo menos óbvio. A região foi revelada como um dos mais importantes centros arqueológicos do país e vem sendo desvendada desde então. É o que mostra o professor Eduardo Goes Neves, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

"Há um quadro diferente emergindo que mostra que a Amazônia foi bastante ocupada no passado e que essas populações antigas modificaram sua paisagem", afirma o professor. Estudos e análises têm mostrado que a região não é só uma formação natural e que na verdade possui sítios arqueológicos de até 10.000 anos a serem explorados.

A terra preta da região amazônica, mesmo possuindo um alto nível de umidade, tem a capacidade de conservar em ótimas condições de vasos de cerâmica a ponteiras de metal. Há indícios de que esse tipo de solo tenha sido manejado e produzido de maneira proposital por povos antigos.

Pouco divulgada no Brasil, a arqueologia depende diretamente de financiamentos da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) ou ainda de empresas privadas que apoiem as escavações. Uma lei nacional prevê trabalho arqueológico preliminar antes de qualquer tipo de construção, incluindo usinas e gasodutos. Os entornos de Belo Monte, por exemplo, já passaram por uma escavação preventiva, porém caso o projeto saia do papel serão necessárias novas pesquisas.

A profissão de arqueólogo não é regulamentada e por isso passa por dificuldades na formação de novos profissionais. O número atual de trabalhadores na área ainda é pequeno, falta especialização e prática. "Um arqueólogo não fica sem emprego no Brasil, ainda mais se tiver disponibilidade para viajar para a região amazônica", diz Neves. A demanda por trabalhadores é tão grande, devido a quantidade de obras sendo realizadas, que o professor chega a cogitar a necessidade de trazer arqueólogos estrangeiros para trabalharem no país

Eder: Blairo e Silval diminuiram a pobreza em MT





Sou um ouvinte assiduo do programa chamada geral apresentado pelo Lino Rossi na radio Sat de cuiabade segunda a sexta das 6:00 às 8:00 . Lino Rossi para mim é um dos melhores "entrevistadores" do Brasil. Pela internet no endreço :http://www.radiorsat.com.br/chamadageral/

- Eder Moraes, em entrevista ao jornalista Lino Rossi, no programa Chamada Geral, da Radio Rsat. E em seguida, para dizer da boa administração feita pelo ex-governador Blairo Maggi e pela continuidade do trabalho de Silval Barbosa, ele afirma: “Silval está queimando gasolina azul”
Eder Moraes falou sobre assuntos pertinentes ao atual governo que, segundo ele, já visitou os 141 municipios e, hoje, pratica, aos finais de semana, o governo intinerante como maneira de chegar junto ao povo, sentir os seus anseios e atender aos seus reclames.
Sobre politica, bastante reservado, eder preferiu dizer que Silval não escolhe adversário, mdsmo porque, tem certeza de que o povo sabe reconhecer os trabalhos desenvolvidos atualmente we a continuidade dele. E ai, ele prefe cocntar a história de vida de Silval, que como muitos politicos, chegou a Mato Grosso pobre e, venceu.
Sobre superfaturamento na com pra das máquinas distribuidas aos municipios, eder fez questão de frisar que “não há nada de superfaturamento”” , para ele, tudo isso não passou de mal entendido da população diante da falta de uma comunicação mais clara da imprensa. E tudo está resolvido.
Embora tenha sido uma entrevista com perguntas dos assuntos do momento, Eder Moraes procurou amenizar a situação com elogios ao ex governador Blairo Maggi e ao atual, Silval Barbosa, dando uma imagem de bom divulgador e defensor, é claro, de tudo que se faz e estar por fazer na administração governamental.

Hoje é dia do FUSCA


O cleverson deve ser um destes afixionados ao fusca. Li hoje no TOP News. O dia do "besouro" no mundo todo comemora a data em que foi assinado o contrato que deu início à produção do carro, projetado por Ferdinand Porsche. O desenvolvimento do projeto foi oficializado no dia 22 de junho de 1934.

Você Sabia?
O fusca, diferentemente dos outros carros, tem a carroceria aparafusada e não soldada, o que facilita os reparos

Foi o holândes Bem Pon o responsável pela exportação dos primeiros fuscas ao mercado norte-americano. Logo depois, ele desistiu devido ao grande ceticismo demonstrado pelo público americano. Anos mais tarde o fusca era uma coqueluche nos Estados Unidos. As vendas deslancharam a partir de 1955 e até 1965 2 milhões de unidades já haviam sido vendidas, além de uma lista de espera de 9 meses pelo carro.

O fusca era muito ridicularizado no início de suas importações para os Estados Unidos e sofria várias brincadeiras freqüentes como a que consistia em abrir o capô e perguntar pelo motor. Depois, ir até a parte de trás e falar: "colocaram o motor na mala"

O fusca é o carro mais vendido em todos os tempos, com mais de 21 milhões de carros vendidos

Já foram produzidos mais de 21 milhões de Fuscas no mundo desde 1938

O Encontro Nacional do Fusca de 1995 está registrado na edição nacional do Guinness Book (o "Livro dos Recordes") com a marca de 2.728 carros reunidos no Autódromo de Interlagos, em São Paulo

Bananinha é o apelido que foi dado ao componente eletromecânico que existia nas colunas dos Fuscas fabricados até 1959, em lugar da tradicional "luz de seta" das lanternas

No Brasil, foram fabricados mais de 3,3 milhões de Fuscas entre 1959 e 1996

O

Prefeito Beto Torremocha aproveita reunião do Partido para mostrar as conquistas


Cleomar Diesel
Na noite de ontem (21), reuniram-se os membros dos DEM de Aripuanã vários foram os assuntos abordados dentre eles ,a necessidade da renovação do diretório Municipal que tem como presidente o Vereador Tadeu do Indea.O qual falou da sua satisfação em estar podendo apresentar aos companheiros de partido as realizações da administração Municipal comandada pelo partido Democratas.

O prefeito Beto se referiu ao êxito de sua administração e apresentou um levantamento das principais conquistas. Chegou a ser distribuído um relatório onde constam os convênios executados e em andamento . O que chamou mais a atenção dos presentes foi o valor expressivo, chegando a um montante de 21.152.062.
Alem disso , o Prefeito ainda mencionou o expressivo aumento na produção da produção de leite no muncipio passando de menos de 3000 litros em 2009 para 13 mil litros diarios ,depois de um ano de cinco meses de da atual administração.

Ao longo do seu pronunciamento o Prefeito tambem ,lembrou das dificuldades ao assumir a prefeitura. Mas que agora já conseguiu superar as dificuldades iniciais principalmente com o pagamento dos fornecedores que estão com pagamento em dia.
“Aripuanã esta no caminho certo, conseguimos tomar as rédeas da Prefeitura , agora conhecemos de fato nossas limitações de receita e sabemos que para realizar obras precisamos do apoio dos Governos Estadual e Federal e lá temos grandes parceiros disse o Prefeito , citando os nomes do deputado Dilceu Dalbosco,José Riva ,Eliene e Saguas se referiu ainda ao Governador Silval Barbosa como uma pessoa acessível e sensível aos anseios do interior . “Precisamos valorizar estes, que nos ajudam ”, disse Beto , que concluiu, “vamos continuar o trabalho e a luta por dias melhores e vocês que acreditaram em nosso projeto de Governo terão muito a se orgulhar e Aripuanã será a grande beneficiada”.

PP adia o apoio à reeleição de Silval, lança 15 à AL e 8 a federal



Editado por Cleomar Diesel

O Partido Proressista de Mato Grosso, ainda não definiu oficialmente o seu apoio a candidatura do Governador Silval Barbosa. Porem nos bastidores ja se fala a algum tempo que a aliança ja estaria selada. Em Tangara da Serra na semana passada o deputado Riva chegou afirmar que seria o caminho natural do PP .
O site Rd news divulga hoje que o PP esta determinado a garantir ao menos 7 vagas na Assembleia, o PP anunciou nesta segunda, em reunião ampliada em Cuiabá, que os seus quatro deputados, alguns ex-prefeitos e vereadores integram a lista de 15 nomes que serão lançados à disputa. Por outro lado, a lista foi "inflada" com nomes que ficarão de fora, como dos vereadores cuiabanos Everton Pop e Levi de Andrade. Pop, aliás, nem compareceu ao encontro. De 25 nomes iniciais, o PP já "encurtou" a relação para 15. Mesmo assim, insiste na tese de chapa pura. Para federal, vai lançar 8.

De vereadores progressistas, estão no páreo para estadual Luizinho Magalhães (Primavera do Leste), Gilson de Oliveira (Sinop) e Deucimar Silva (Cuiabá). Foi anunciado também o nome do ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Wilson Celso Teixeira, o Dentinho, o ex-deputado Walter Rabello e os deputados José Riva, Maksuês Leite, Airton Rondina, o Português, e Antonio Azambuja. Pop e Levi foram incluídos, embora nas negociações de bastidores já esteja acertado que ambos não vão concorrer à cadeira de deputado.

Para federal, o PP vai lançar os já deputados Pedro Henry e Eliene Lima. Reforça a chapa com Chico Daltro, Roberto Dorner, Neri Geller, José Marcondes, o Muvuca, pastor Sérgio e Missias di Caprio. O partido já decidiu internamente que vai fechar aliança em apoio à reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB) mas, por questões estratégicas, adiou o anúncio oficial para até a próxima sexta. Quer valorizar mais o passe nas negociações políticas com o Palácio Paiaguás.

Alguns pré-candidatos do PP para deputado estadual...
Airton Português
José Riva
Maksuês Leite
Antonio Azambuja
Walter Rabello
Deucimar Silva
Levi de Andrade
Ezequiel Ângelo da Fonseca
Wilson Teixeira, o Dentinho
Luizinho Magalhães
...e para a Câmara dos Deputados
Eliene Lima
Pedro Henry
Chico Daltro
Neri Geller
Muvuca
Pastor Sérgio
Missias di Caprio

Grupo gestor de programa realiza reunião para apresentação de resultados e planejamento futuro

A Energética Águas da Pedra junto com o Sebrae realizou ontem em seu escritório da cidade mais uma reunião do grupo gestor dos Programas de Apoio a Organização Social e Produção Agrícola.

Participaram da reunião os gestores do programa por parte da Energética e do Sebrae, presidentes da associações de bairros e rurais do município, associação comercial e também os Secretários de Agricultura José de Oliveira e Meio Ambiente Nelson Takada do município de Aripuanã.

A reunião serviu como um balanço e apresentação das atividades e ações, que ocorreram desde o mês de Janeiro até o presente mês de junho. Em seguida foi apresentado todo planejamento de atividades previstos de Julho até Dezembro deste ano.

O grupo gestor deu a oportunidade de que as associações representadas no momento pelos seus presidentes fizessem suas sugestões, e se concordavam ou não com o planejamento previsto.

O resultado da reunião foi bastante satisfatório segundo Vinycius Kaizer representante da Aguas da Pedra no grupo, pois o mesmo disse que foram pouquíssimas sugestões levantadas o que mostra que todos ficaram satisfeitos com o proposto.

O Gerente da regional do Sebrae de Tangará que atua na cidade teve a oportunidade de esclarecer muitas dúvidas com relação a vinda do Sebrae para Aripuanã, e disse também que com o tempo e com ajuda da mídia local cada vez mais a população irá entender o projeto.

Silval nomeia ex-diretor do Cipem para Mudanças Climáticas

O governador Silval Barbosa (PMDB) nomeou o engenheiro florestal Júlio César Bachega, que há um ano e meio exercia cargo de diretor executivo do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), como secretário adjunto de Mudanças Climáticas, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A nomeação foi publicada ontem, no Diário Oficial do Estado.

No ano passado ajudou a fortalecer o setor de base florestal, desenvolvendo um trabalho de aproximação do Cipem com os sindicatos madeireiros de São José do Rio Claro, Juara, Juína, Aripuanã, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Sinop e Sorriso.

Agora, na Sema, precisará recuperar a credibilidade da pasta adjunta que chefiará, já que os antecessores, principalmente Afrânio Migliari, foram tidos pela Polícia Federal como líderes de um esquema de emissão

segunda-feira, 21 de junho de 2010

32% dos assentamentos já foram vistoriados para reforma das casas,dentre eles Aripuanã.



Fonte 24 Horas News



A Diretoria Agrária do Instituto de Terras do Mato Grosso (Intermat) já vistoriou 32% do total de lotes dos assentamentos que devem ser beneficiados com a recuperação das moradias, por meio do programa Recupera. Ao todo, serão reformadas 2.729 moradias em 61 assentamentos ou vilas rurais, distribuídos em 25 municípios. As vistorias iniciaram no final do mês de maio e verificou-se a situação de 864 lotes.

Em cada casa serão aplicados R$ 8 mil na obra. São R$ 7 mil para compra dos materiais de construção e R$ 1 mil como auxílio. Alguns critérios para reforma são levados em consideração. Aquisição de caixa d´água, instalação de fossa e reboco interno e externo nas casas são a prioridade. Caso as famílias já tenham feito as intervenções, o recurso é aplicado para ampliação de peças da casa, piso ou pintura, por exemplo.

Os municípios atendidos são: Acorizal, Alta Floresta, Arenápolis, Aripuanã, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Cuiabá, Figureirópolis D´Oeste, Jaciara, Jangada, Mirassol D´Oeste, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Paranaíta, Poconé, Pontal do Araguaia, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Rosário Oeste, Salto do Céu, São Félix do Araguaia, Santo Antônio de Leverger e Tabaporã.

Fifa diz que vai avaliar palavrões de Dunga durante entrevista



Fonte R7
Dunga disparou palavrões durante e depois da vitória brasileira neste domingo (20)
A Fifa declarou nesta segunda-feira (21) que pretende avaliar os palavrões de Dunga durante entrevista coletiva após a vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, neste domingo (20), em Johannesburgo.

A informação, da versão online da Folha, foi passada pelo porta-voz da entidade, Nicolas Maingot, que afirmou não conhecer no momento o teor das ofensas do técnico brasileiro.

- Eu ainda não sei de nada, é a primeira vez que ouço isso. Mas vamos acompanhar.

O jornal relata que outro membro da Fifa pediu detalhes sobre os palavrões e disse que iria requisitar o vídeo da coletiva de imprensa para analisar o caso. Dessa forma, Dunga poderia ser punido e até suspenso de jogos do Brasil.

No final do ano passado, o técnico da seleção argentina, Diego Maradona, foi punido com dois meses de suspensão e multa de 25 mil francos suíços (cerca de R$ 42 mil) por caso semelhante.

IPVA com final 0 com desconto de 5% até dia 29


Proprietários de veículos cujas placas terminam em 0 podem efetuar o recolhimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto até o dia 29 de junho.

Para aqueles que desejarem pagar de modo integral ou parcelado poderá efetuar o mesmo até 30 de junho, não terá direito ao desconto. Após o dia 30 de junho o IPVA será recolhido integral com multa.

Os pagamentos relativos ao IPVA podem ser feitos mediante apresentação do documento de arrecadação junto às agências ou postos de atendimento das instituições financeiras .Os proprietários de veículos podem encontrar no portal da Secretaria de Estado de Fazenda (www.sefaz.mt.gov.br), no link IPVA, os valores do imposto a serem pagos. As formas de pagamento do IPVA, bem como o licenciamento dos veículos permanecem os mesmos de 2009. A guia de recolhimento deve ser emitida pelo próprio contribuinte, através da internet.

Placas com Final 0

Recolhimento em cota única com desc. de 5% - Até 29.06.2010

Recolhimento integral ou parcelado - Até 30.06.2010 Recolhimento integral com multa - Após 30.06.2010

Contas anuais de Aripuanã recebem Parecer Favoravel



Fonte TCE

As Contas Anuais de Governo do exercício de 2009 da Prefeitura Municipal de Aripuanã receberam Parecer Prévio Favorável em decisão plenária do Tribunal de Contas de Mato Grosso. As contas foram analisadas em sessão do dia 15 de junho e teve como relator o conselheiro Antonio Joaquim. A manifestação do Pleno foi em consonância com o parecer do Ministério Público de Contas.

Conforme o conselheiro relator, a Prefeitura de Aripuanã, de uma forma geral, observou os limites constitucionais e legais na execução dos orçamentos públicos. Porém, ficou constatada falta de eficiência nos controles internos, razão pela qual o relator acresceu ao seu voto recomendação para que o Município implante um sistema de controle interno, visando ainda assegurar a total transparência e racionalização dos gastos públicos

domingo, 20 de junho de 2010

Coisas da Copa


E o Brasil desencantou.ganhou de 3 a 1 da Costa do Marfim . Parece que deu a doida no Chile . Na Argentina voce ja sabe tem "Ermano " querendo tirar a roupa... E outro querendo dar... Voce ja sabe o que né!!!
Agora é vez de uma Chilena .
As chances de o Chile ser campeão mundial na África do Sul não parecem ser tão grandes quanto as de Brasil, Argentina, Inglaterra, Espanha e outros favoritos. Mas a torcida para que isso aconteça vai aumentar muito mais nesta quinta-feira depois do anúncio da apresentadora da TV chilena, Claudia Conserva. A beldade prometeu apresentar o programa matinal "Pollo em Conserva", do canal privado "La Red", completamente nua, caso a "Roja" levante a taça.

- Há um grupo de pessoas no Facebook que dizem que, se o Chile ganhar a Copa, sairão para comemorar nus pelas ruas. Por causa disso, eu faço essa promessa aqui. Se a seleção chilena sair campeã, venho fazer o programa nua - avisou Conserva.

A loura, que já venceu o concurso de beleza "Miss 17" há alguns anos, se uniu assim à febre que se apoderou de todos os canais de televisão chilenos que encheram seus programas de futebol, um fervor suscitado pela equipe comandada por Marcelo Bielsa.

O anúncio da apresentadora deu um susto nos demais participantes do programa e em poucos minutos as redes sociais que giram em torno da televisão estavam saturadas de mensagens enviadas por admiradores que sonham em ver a promessa cumprida.

O Chile está no Grupo H com Espanha, Suíça e Honduras e fará a sua estreia na próxima quarta-feira, às 8h30m (de Brasília), contra os hondurenhos, em Nelspruit.

Mega-Sena acumula e prêmio

Do R7.


..A Caixa Econômica Federal divulgou os números do concurso 1.189 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (19), e ninguém conseguiu acertar. As dezenas sorteadas foram: 14, 21, 27, 31, 35 e 50. Agora, o prêmio está acumulado em R$ 16 milhões, mas a estimativa é que chegue a R$ 20 milhões por causa das novas apostas. O próximo sorteio será na quarta-feira (23).


No mesmo sorteio, 32 bilhetes acertaram a quina e levaram R$ 37.874,46 cada um, enquanto a quadra pagou R$ 547,21 para 3.164 apostadores.

A aposta mínima, de seis dezenas, custa R$ 2. O maior valor sorteado até hoje foi o da Mega-Sena da Virada, que bateu R$ 144,9 milhões, em 31 de dezembro do ano passado.

Mulher rasga a garganta de tanto assoprar a vuvuzela


Do R7
Essa foi a primeira vítima da cornetinha desde o início da Copa do Mundo no último dia 16
Yvonne ficou dois dias sem comer nem falar.
.A vuvuzela, aquela espécie de corneta que faz um barulho ensurdecedor fez a sua primeira vítima desde o início da Copa do Mundo, no último dia 16. Yvonne Mayer, 29, fez um rasgo na garganta de tanto assoprar a vuvuzela e ficou dois dias sem comer nem falar após o "acidente" que ocorreu durante uma festa na Cidade do Cabo, na África, palco dos jogos da Copa do Mundo.

Esse foi o primeiro acidente bizarro ao qual as autoridades tiveram conhecimento desde o início dos jogos, segundo o jornal britânico Mail Online.

- Eu estava andando em um parque na Cidade do Cabo, assoprando a vuvuzela, quando de repente a minha garganta começou a doer. Eu achei que fosse passar no dia seguinte, mas daí começou a doer muito e eu fui ao médico.

Yvonne foi a um hospital no subúrbio de Table Bay e quando chegou lá, o estrago já estava feito: uma ferida enorme na garganta, causada pela vuvuzela. Especialistas disseram que o rasgo foi causado pela pressão de ar causado pelo sopro constante da cornetinha.

Morta de fome, Yvonne diz ter comido uma sopa e um iogurte assim que começou a melhorar. Apesar da "vuvuzelada" na garganta da moça, os médicos disseram que a ferida iria se "curar sozinha" e que não era necessária uma cirurgia.


..O Dr. Scott Barker, que tratou Yvonne, disse que a moça "exagerou". Felizmente, os outros órgãos, como o nariz, garganta e ouvido foram preservados.

- Nós temos apenas que controlar a infecção após o dano causado aos tecidos moles [da garganta]. Não é necessária uma cirurgia.

Aos fãs da "cornetinha", Yvonne recomenda que os torcedores parem de assoprar o instrumento assim que sentirem alguma dor. Ela pede também que os fãs de futebol usem tampões nos ouvidos quando forem ao estádio. Então tá!

sábado, 19 de junho de 2010

Presos poderão ser monitorados por pulseiras, tornozeleiras e telefone


Fonte G1


Os presos que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto (que tiverem autorização de saída temporária) poderão ser monitorados eletronicamente. A medida passou a valer desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº. 12.258, na terça-feira (15), mas ainda é inócua, pois falta regulamentação, de responsabilidade do Poder Executivo. Vinte e dois estados e o Distrito Federal já fizeram testes experimentais com presos, desde 2007. Segundo dados do Ministério da Justiça, em dezembro de 2009, o país tinha 2.530 presos em regime aberto e semiaberto.

A aprovação da nova legislação permite a conclusão de processos de licitação para contratar empresas que possam participar da fiscalização dos detentos e para a compra dos equipamentos. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) ainda estuda quais são os equipamentos adequados para a vigilância tecnológica. "As ferramentas mais prováveis são as tornozeleiras e pulseiras eletrônicas e também o controle por telefone", disse Airton Michels, diretor do Depen.

De acordo com a legislação, o condenado será instruído sobre os cuidados com o equipamento eletrônico e o cumprimento das orientações. A remoção, violação, modificação ou danificação do equipamento acarretarão a imediata regressão do regime, a revogação da autorização de saída temporária e da prisão domiciliar. O preso também poderá receber advertência.

Regulamentação

Segundo Felipe de Paula, secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, a monitoração eletrônica reduz custos e melhora a ressocialização dos presos. "O sistema não é progressão de pena. A regulamentação é um passo importante e o próximo a ser dado. Ainda será necessário estipular, por exemplo, quais crimes poderiam estar previstos para excluir o condenado da monitoração. Também deve ser analisado o uso em presos ainda sem condenação."

Fifa muda regra de cartão para "salvar" craques na final



Fonte Terra
Para impedir que alguma estrela fique fora da final da Copa do Mundo de 2010, a Fifa mudou a regra dos cartões amarelos. Assim, apenas uma expulsão na semifinal tirará um jogador da decisão do Mundial, visto que a soma de amarelos será zerada após as quartas de finais.

A decisão da Fifa visa claramente impedir que algum jogador de peso fique fora da final da competição sul-africana, marcada para 11 de julho. Com duas advertências, o meia alemão Michal Ballack não disputou a partida que decidiu o título em 2002, assim como ocorreu com o zagueiro italiano Alessandro Costacurta em 1994 e com o atacante argentino Claudio Caniggia em 1990.

Até o Mundial de 2010, os cartões eram zerados apenas ao fim da segunda fase. Com isso, qualquer jogador "pendurado" que recebesse um novo amarelo na semifinal perdia a decisão. Agora, um atleta só não poderá ser escalado na decisão se for expulso no jogo anterior.

Além de Ballack, Costacurta e Caniggia, Paul Gascoigne também poderia ter sido prejudicado pela norma antiga. Na Copa de 1990, o meia inglês chegou a chorar em campo ao ser advertido no encontro com a Alemanha Ocidental - fato que o levaria a perder a final caso a Inglaterra tivesse se classificado.

Em 2006, o francês Zinedine Zidane quase se tornou uma nova "vítima" da regra, sendo que o meia não teria enfrentado a Itália se tivesse recebido um cartão na semifinal, contra Portugal

Inscrições para o Enem começam na segunda-feira



As matrículas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 começam na próxima segunda feira e deverão ser feitas pelo site do exame entre 21 de junho e 9 de julho.
Este ano, o Ministério da Educação, informou que o estudante deve informar o número do seu próprio CPF.
Anteriormente, o aluno podia usar os documentos dos pais ou responsáveis no caso de ser menor de idade.
Segundo o Ministério da Educação, a prova terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação.
A novidade do exame este ano é a inclusão de língua estrangeira.
No ato da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês ou o espanhol.
As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.
A taxa de inscrição é de 35 reais.
Estudantes que cursam o 3º ano em escola pública não pagam.
Outros candidatos interessados na isenção poderão fazer o pedido assinando uma declaração de carência.

Policia Federal prorroga validade dos registros provisórios de armas

Fonte RE
Uma portaria da Policia Federal prorrogou, até a emissão definitiva do Certificado de Registro de Arma de Fogo, os Certificados de Registro Provisório expedidos pelo site da PF via Internet, ao proprietário que realizou o recadastramento. A prorrogação foi necessária em virtude do grande número de registros provisórios emitidos e pela falta de estrutura da PF em confeccionar os definitivos. Antes da portaria, o registro provisório era válido por 90 dias e após este prazo, expirava, tornando irregular a posse da arma. Como muitos registros definitivos ainda não foram entregues pela PF, ultrapassando o prazo de três meses para o uso do provisório, alguns proprietários ficaram com os documentos sem validade.
O diretor de Combate ao Crime Organizado da PF, delegado Roberto Troncon, explica que a demora para emitir o registro definitivo acontece devido à alta adesão das pessoas à Campanha Nacional de Recadastramento de Armas, que provocou um atraso por parte da PF para processar todos os pedidos de regularização.
Para saber se o Certificado de Registro de Arma de Fogo definitivo está pronto, os proprietários devem entrar em contato com a unidade da PF onde foram entregues a documentação requerida para emissão do documento. Outra opção é acompanhar o processo no site do Departamento de Policia Federal www.dpf.gov.br.

União Europeia faz pacto para acabar com madeira ilegal até o fim de 2012


Fonte:GLOBO AMAZÔNIA
Novas regras foram aprovadas esta semana por parlamentares.

A venda de madeira ilegal e de produtos feitos com ela será proibida na União Europeia a partir do fim de 2012, de acordo com um pacto preliminar selado por parlamentares europeus.

As novas regras foram aprovadas esta semana pelos negociadores do Parlamento Europeu, pela presidência espanhola da UE e pela Comissão Europeia, e ainda precisam ser autorizadas pelos governos do bloco e pelo Parlamento pleno antes de entrar em vigor.

A proibição abrange a madeira bruta e produtos como móveis, pisos e barris, embora materiais impressos (como livros) terão pelo menos mais cinco anos de isenção, segundo o acordo.

Segundo informações da agência Reuters, as empresas terão de fazer auditorias e avaliações de risco para garantir que a madeira foi cortada de maneira legal, e os que burlarem as regras sofrerão multas e sanções comerciais.

Contrapondo Julier, STJ determina suspensão de processo das máquinas


Fonte RD News
O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, atendendo a Ação de Conflito de Competência Positiva dos advogados do ex-governador Blairo Maggi (PR), Sebastião Monteiro e João Otávio Marques, determinou a suspensão dos processos que tratam do programa Mato Grosso 100% Equipado. A decisão determinou ainda que a Ação Civil Pública tramite na Justiça Estadual e adote as medidas que julgar necessárias para a apuração dos fatos.

Assim, caíram por terra todas as determinações do juiz federal Julier Sebastião da Silva, que havia solicitado o prosseguimento da Ação Popular e a instauração de inquérito policial federal para investigar irregularidades na aquisição de 705 máquinas rovodiárias a custo da ordem de R$ 241 milhões e que pelos cálculos da Auditoria Geral do Estado (AGE) teriam um sobrepreço da ordem de R$ 44 milhões.

Os advogados de Maggi conseguiram comprovar que corria-se o risco de todo o processo ser considerado nulo por estar tramitando na esfera federal, quando é de competência estadual.

No início do mês, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, João Batista Moreira, indeferiu o recurso impetrado pelo republicano e pelo governo estadual na tentativa de anular a decisão do juiz da 1ª Vara Federal, Julier Sebastião da Silva, determinando a suspensão do pagamento às empresas vencedoras do processo licitatório para a aquisição de máquinas e caminhões do programa.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Glauber Silveira: Código Ambiental é um grande avanço

fonte :Chamada geral http://www.radiorsat.com.br/chamadageral
O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, concedeu uma entrevista ao programa Chamada Geral, apresentado pelo jornalista Lino Rossi, da Rede Rsat quando falou sobre o Codigo Ambiental, os latifundios ameaçados, a nova legislação ambiental e a didferença entre Zoneamento Ambiental e o Código Ambiental em execução, atualmente.
Em sua explanação, o presidente da Aprosoja falou sobre os desafios da soja no Brasil. Segundo ele, o principal desafio da soja é a logística. “O Brasil tem um potencial muito grande de expansão. O mundo, dentro dos próximos dez anos, vai precisar de pelo menos 100 milhões de toneladas de soja a mais e nós temos condições de estar fornecendo isso”, frisou.
O ano de 2009 foi positivo para algumas regiões do Brasil em virtude da queda de produção. “Tivemos um aumento 45 milhões de toneladas a mais de produção por uma demanda que cresceu apenas em torno de quatro milhões. Acontece que o estoque mundial foi para 63 milhões de toneladas. Isso reflete, sem dúvida, no preço porque saímos de uma safra para outra e produzimos 45 milhões de toneladas a mais. No ano passado o estoque de passagem dentro do Brasil foi o menor de todos os tempos. Tivemos um estoque menor do que um milhão de toneladas tivemos 600 mil de toneladas de soja. Isso fez com que o mercado subisse muito”, completou.
O presidente destacou que o cenário para a soja da próxima safra é cauteloso, porque o produtor é um ‘sonhador por natureza’. Eles têm sido aconselhados da importância de se ter o custo de produção atrelado, principalmente porque a região sul do Brasil tem condições muito favoráveis.
Com relação ao alto custo de produção no Paraná, Glauber explica que no Estado o custo gira em torno de R$ 1,4 mil, enquanto que no Mato Grosso está na faixa de R$ 1,2 mil, ou seja, um custo de cerca de 15% mais caro, sendo que o Mato Grosso utiliza mais fertilizantes. “Não deveria ser assim. Tem muitos produtores perdendo renda. Já encontramos aqui no Paraná alguns municípios com rentabilidade de R$ 350 por hectare na soja. É ridículo isso quando se fala em rentabilidade. A rentabilidade nos municípios do Paraná deveria estar em torno de R$ 700 a R$ 800 por hectare de soja”, frisou.
BIOTECNOLOGIA
Em termos de competitividade o Brasil está atrasado na questão genética. O fato da genética estar se encaminhado para a detenção de uma única empresa tem preocupado as autoridades. De acordo com o presidente da Aprosoja, o Brasil tem um sério problema de logística rodoviária. “O consumo de combustível através de rodovias é muito caro. O Brasil hoje está perdendo o petróleo que tem e que poderia estar exportando para outros países e hoje estamos queimando dinheiro através de uma matriz rodoviária. O Brasil começou há 20 anos com uma matriz ferroviária e as ferrovias que temos hoje não evoluíram. O nosso custo é muito alto. O mundo precisa de uma soja mais barata, mais competitiva e a gente precisa diminuir o nosso custo de produção para que o produtor possa estar ganhando dinheiro e o mercado também possa estar comprando”, concluiu.