sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Brasil no Caos .

Cleomar  Diesel 10-15-2015.

Nos mostra a historia, que quando chegamos ao caos, é o momento de maior fragilização da democracia. Destaco , dois exemplos emblematicos que aconteceram  que em momentos de graves crises politicas.
Um foi a ascensão Hitler na Alemanha, que a historia mostra que foi um desastre com dimensões mundiais. De forma menos traumática, mas também desastrada, foi  no Brasil o golpe militar de 64 .Os militares inicialmente, tiveram a melhor das intenções ,tirar o Brasil do momento de crise política .Salvar o Brasil dos comunistas.O golpe teve o apoio da maioria da população, inclusive de setores importantes e influentes da igreja.O problema foi achar a formula de como sair deste regime de exceção para a liberdade democrática. Demoramos anos para sair, e pela demora, os próprios militares perderam o rumo do desenvolvimento . Alias, esta não é a praia deles. Governar nunca foi sinônimo de policiar.
Uma vez livres dos militares, o governo passou para as forças de oposição ao regime ditatorial. Inicialmente para os moderados de esquerda, com cara de direita, que economicamente pensavam e adotavam políticas econômicas conservadoras, na linha americana. Nem vou citar aqui os Governos Sarney e Collor ,pois  estes  ,nada somaram e pouco produziram.Refiro-me  ao tempo do Fernando Cardoso  e sua turma que com o plano real , produziram  ações que de fato, impactaram a vida dos Brasileiros de forma positiva . Depois veio a era Lula, este, inicialmente, surpreendeu o mundo, ao adotar a mesma política econômica do FHC, passou seu primeiro mandato, sendo considerado o cara, até pelo Presidente Barak Obamo. Neste fase o Brasil nadou de braçada. O mundo conspirava a nosso  favor.
Os Petistas,porem, na ânsia do poder, esqueceram que o plano real, carecia de ajustes. As políticas populistas e a política externa desastrada de ajuda e aproximação com os ditadores de esquerda,  adotadas principalmente no segundo mandato, fez ascender a chama da preocupação. Hoje sabemos que a  corrupção que já corria solta e que  o projeto do PT era se manter no poder custe o que custasse.
Por uma vacilada do PSDB que não conseguiu colocar para a nação os grandes avanços de sua época , declinando inclusive, do apoio nos palanqu,es do Ex Presidente Fernando Henrique Cardoso. Veja só : Alguns setores do partido,  acreditavam que as privatizações fossem um pecado do governo de FHC. E com isso Lula fez sua sucessora. O resto da historia recente todos sabemos. O Brasil foi e esta no fundo do poço. O projeto do PT foi sepultado por sua própria voracidade de poder .O PT matou a galinha dos ovos de ouro..Não caíram ainda, porque a oposição no Brasil é incompetente e desarticulada. Mas não demoraram a sair.
E agora... Quem vai juntar os cacos?
Como disse no inicio, o momento é propicio para duas saídas. A primeira é aparecer um oportunista tipo Collor, e se proclamar salvador da pátria e a gente embarcar em mais uma destas aventuras que levariam mais alguns anos para sairmos. Não podemos esquecer, que em política a lógica é outra, o que esta ruim, ainda pode piorar.
A saída ideal seria um grande pacto nacional,  aproveitar o momento para um grande ajuste nacional. Reforma tributaria,  a reforma trabalhista, Privatizar a Petrobras e outras empresas publicas que ainda existam. O governo deve administrar como empresário, mas não deve ser empresário. Reformar a previdência. Reforma dos poderes (mudança nas formas de nomeação dos Juízes dos tribunais federais estaduais).Reforma nos tribunais de contas, acabando com os ministros e conselheiros. Os TC’s deveriam ser grandes auditorias. Para isso bastaria acabar com  os políticos nomeados , ficar e aperfeiçoar  o corpo  técnico já existente. Aprovar leis severas contra corrupção. Acabar com foro privilegiado. Acabar com o voto eletrônico. Acabar com o Vereador pago. Rever salários e benefícios dos Deputados e Senadores.  Liberar o funcionamento dos cassinos (somos o único pais filiado a ONU, que proíbe os jogos). Rever a lei de impeachment. Na reforma política ,acabar com partidos de aluguel( cinco partidos no Maximo),Aprovar a Lei de segurança nacional e isto implica em criminalizar os atos ilegais, dos movimentos sociais comunistas, como o MST.
Poderíamos citar inúmeras mudanças, mas fiquemos por aqui. A lista pode e deve ser aumentada pelos leitores, eleitores e enviada aos seus políticos.
Novos rumos na política, levariam os nossos representantes a falar a língua do povo, hoje, estão divorciados das ruas. Políticos costumam ser mal vistos, até em manifestações de rua. E não devia ser assim. Não podemos esquecer que toda mudança política só se fará com os políticos.

 Para finalizar um recado aos Políticos, não percam este momento de fazer as pazes com seus representados, recebam de volta o que talvez, lhes esteja faltando, a honra de serem respeitados e valorizados pela sua importância nas vidas de toda uma nação..

Nenhum comentário:

Postar um comentário