quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Teles Pires nega negligência para consultoria


Da redação Cleomar Diesel

O Ministério Público do Estado do Mato Grosso (MP/MT) e o Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) encaminharam ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) notificação para que seja suspensa a licença de instalação da hidrelétrica de Teles Pires, na divisa entre os dois Estados.

O Ministério Público  quer que o Ibama exija que a empresa responsável pela obra, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), pague consultoria especializada para os municípios de Alta Floresta e Paranaíta, para coleta de dados e informações importantes na definição das medidas de redução de impactos causados pela usina.
 
Por outro lado .Em entrevista ao site valor economico de Brasilia o diretor-presidente da companhia hidrelétrica Teles Pires, José Piccolli Neto, afirmou que o consórcio não tem sido negligente quanto à contratação de uma consultoria externa para auditar as obras compensatórias da usina de Teles Pires.

Ainda, segundo Picolli Neto, a empresa está apenas aguardando a indicação da consultoria que vai acompanhar a realização das ações de compensação. A Universidade de São Paulo (USP) havia sido indicada pelo MPE e pelas prefeituras do entorno da usina para auditar as obras compensatórias.

O consórcio Teles Pires alegou, no entanto, que os profissionais da USP eram advogados sem experiência comprovada em hidrelétricas. Piccolli Neto diz não ver razões para paralisar as obras e garantiu que vai contratar qualquer empresa indicada pelo Ministério e prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário