quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Gasolina Formulada, o que é isso?


Apesar de atender as especificações da ANP, é comprovadamente inferior em rendimento e qualidade, gerando assim manutenção antecipada.
Esse tipo de Gasolina está tirando o sono de muita gente. É vulgarmente conhecida como Gasolina “formulada”, “genérica” ou “de laboratório”.   É uma pena e um desrespeito com o consumidor que deveria ser devidamente informado sobre o produto que está colocando em seu veículo, a gasolina “formulada” tem um preço inferior do que a Gasolina Comum. Vale lembrar mais uma vez que é um produto que atende às especificações da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e pode ser vendida normalmente. O que não acho justo é a forma como ela é vendida, sem nenhuma orientação ao consumidor.
Para saber se está colocando a gasolina formulada em seu veículo é só perguntar para o gerente do posto que você abastece. Se ele for honesto, com certeza dirá que vende gasolina “formulada”,  afinal não vende nada ilegal. (Mas cuidado onde você abastece, pois além de venderem Gasolina formulada, ainda adulteram o produto). O cheiro da “formulada” chega perto do insuportável. A Gasolina comum tem cor bem amarelada, com excessão da Gasolina Podium da Petrobras que tem leve tom rosado.
Mas, o problema causado pela “invasão” da gasolina “formulada”  em todo o país não estaria apenas relacionado à queda artificial de preços. Testes em laboratório revelaram que a gasolina “formulada” vendida nos postos  apresenta diferenças em sua composição em relação à gasolina produzida pela Petrobras. Os resultados apontaram que, além de menor massa, a gasolina formulada também se mostrou mais volátil. Com isso, supõe-se que seu consumo seja maior, lesando, indiretamente, o consumidor.
Resta saber até quando o consumidor vai pagar por um produto supostamente “inferior” o mesmo preço de uma boa Gasolina.
Então vai a dica, preço da Gasolina muito barato desconfie e pergunte ao gerente de seu posto de preferência que produto estão colocando em seu veículo

Nenhum comentário:

Postar um comentário