sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa na sexta-feira no PR


A segunda etapa da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa começa na sexta-feira (1º), em todo o Paraná. De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, a campanha ocorre até o dia 30 de novembro e os pecuaristas devem comprovar que vacinaram o rebanho.
O produtor que não vacinar ou não comprovar que vacinou os animais será multado em R$ 107,58 por cabeça não vacinada. Para comprovar a imunização do gado contra a doença, o produtor precisa acessar o site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), ou comunicar o procedimento em uma unidade local de sanidade agropecuária da Adapar.
Nesta etapa,  cerca de 9,5 milhões de animais – todos os bois e búfalos – deverão ser imunizados. O Paraná é considerado área livre de Febre Aftosa com Vacinação e é um dos 14 estados brasileiros que podem exportar carne, segundo a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

Antes de vacinar, o produtor precisa tomar alguns cuidados, segundo o médico veterinário, João Estevão Sebben. “Ir até a casa pecuária, adquirir a vacina, fazer o transporte do medicamento de forma correta em caixa de isopor, com gelo, levar a vacina até a propriedade e usá-la de forma correta. Na hora de aplicar, é importante desinfetar o local. É importante que o produtor faça esse procedimento de forma correta”, explica o veterinário. 
A primeira etapa da campanha foi finalizada em maio, de 2013, quando bovinos e búfalos de até 24 meses foram vacinados. A expectativa do governo estadual é que cada dose da vacina seja comercializada por R$ 1,40.
O lançamento da segunda etapa da campanha ocorreu na terça-feira (29), em Umuarama, na região noroeste do estado.
Livre de aftosa
Segundo o governo estadual, o objetivo das campanhas de vacinação contra a febre aftosa é erradicar a doença dos pastos paranaenses. A meta é que em três ou quatro anos o Paraná receba a certificação de área livre da aftosa sem vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário