terça-feira, 11 de outubro de 2011

Paranaíta: IBAMA e EPE realizam oficina de apoio implicados a construção da UHE São Manoel


Fonte :Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Paranaíta
Foi realizado nos dias o5 e 06 de outubro no auditório da Câmara Municipal de Paranaíta Oficina de Apoio aos Municípios implicados no Empreendimento UHE São Manoel, com técnicos do IBAMA e representante da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Concremat com os vereadores, secretários e prefeito municipal.

A oficina, teve como objetivo aproximar o órgão (IBAMA) dos municípios que  serão afetados pelos empreendimentos, cujo licenciamento é de competência do IBAMA. Com isso, o órgão mostrou a sua cara, a sua forma de trabalho, junto com o município discutindo os impactos, as alterações que irão acontecer.

EPE apresentou relatório de Impacto Ambiental apresentando informações importantes do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Usina Hidrelétrica São Manoel. O EIA é o estudo que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) analisa para avaliar se o empreendimento é viável socioambientalmente.

A Empresa de Pesquisa Energética tem por finalidade prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético, destaca o coordenador de licenciamento de hidrelétricas, Thomaz Toledo.

“Tanto, nós do IBAMA como EPE e a Concremat, estamos com tremenda admiração aos que participaram efetivamente. Ao prefeito Dr. Pedro Miyazima, aos secretários, a Câmara de Vereadores que participaram muito concentrados e cientes do que se tava produzindo”, destacou Roberto Het da superintendência do IBAMA.


A UHE São Manoel esta projetada com uma capacidade instalada de 700MW. O empreendimento ficará no rio Teles Pires, entre o Estado de Mato Grosso e Pará. A represa da usina ocupará uma área pouco menor que 6.600 hectares (66 km²).

Nenhum comentário:

Postar um comentário