terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ibama marca audiências para discutir impactos de usina no Nortão


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis marcou audiências para tratar dos estudos de impacto e relatório ambiental (EIA-RIMA) da Usina Hidrelétrica São Manoel, que será construída entre Paranaíta e Jacareacanga (PA). Edital publicado no Diário Oficial da União, hoje, aponta que a primeira acontece dia 22, às 17h, em Paranaíta, na Escola Estadual João Paulo I; dia 23, às 17h, em Alta Floresta, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG); e dia 25, às 17h, em Jacareacanga, em um clube.

De acordo com a estatal que elaborou o estudo e relatório, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia, o Ibama aceitou os levantamento em agosto. A usina terá capacidade instalada de 700 MW, no rio Teles Pires, com eixo do barramento a aproximadamente 1,2 mil metros acima da foz do Rio dos Apiacás. O barramento formará um reservatório com área total de 63,96 quilômetros quadrados, que atingirá parte dos territórios de Paranaíta e Jacareacanga.

Ainda, segundo a EPE, o projeto da São Manoel deverá integrar o Leilão de Energia A-5 / 2011, previsto para dezembro, com o objetivo de contratar energia para o mercado das distribuidoras em 2016. A energia gerada será suficiente para atender população de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.

Para a construção, a estatal prevê a contratação direta de até quatro mil trabalhadores no período mais intenso da obra. No entanto, não há confirmação de investimento, começo e fim da construção.
 Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário