terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Complexo de vira lata

Resultado de imagem para vida no interior

Na minha vida de andante, na maioria das vezes morando em cidades medias e pequenas, tenho observado que o morador da pequena cidade é extremamente crítico com os locais .

Cito aqui por exemplo um fato que aconteceu a poucos dias atrás. Publicamos em nosso site a morte por atropelamento de uma onça. As informações inicias foram cópia fiel da fonte, publicada por um grande site da capital Curitiba. Nesta matéria tinha uma informação não muito exata, falava que o acidente teria ocorrido na Região Metropolitana de Curitiba -divisa entre a Lapa e São Mateus do Sul. Uma leitora do nosso site contestou a informação, dizendo que a região não pertencia a região metropolitana, corrigimos a informação e até agradecemos a leitora.
A curiosidade é que noticia em  nosso site tinha tido 200 acessos, e teve alguém que percebeu o erro, já o site original da matéria, tinha mais de dois milhões de acessos onde li uns 300 comentários e nenhum citava o erro. Posso imaginar esta pessoa falando. ” Só podia ser daqui. ”
Este complexo gera atitudes até esdrúxulas. Quando uma empresa, um profissional, ou alguem de outra cidade vem ocupar um cargo publico  no município, alguns logo deduzem. ”Deve ser um péssimo profissional, sair da cidade grande para vir para cá ou até vem aqui ocupar um lugar que devia ser nosso”

Por algum medo de competir ou até complexo de inferioridade, reagem muito mal e logo rola aquele papo. ” De que caminhão este deve ter caído!!!”.
Ou ao contrário, quando alguém da comunidade se destaca (fica famoso) as pessoas acabam surpresas. “ Nossa o cara é daqui!! “.
Este sentimento que se convencionou chamar de síndrome de vira lata, de certa forma deixa os moradores diminuídos , diante das pessoas de fora. Mas aí a gente chega na cidade grande e descobre que na verdade nós, os interioranos vira latas, não devemos nada aos  das grandes cidades, aliás, uma grande maioria de profissionais de renome nas grandes cidades e até no exterior, são do interior. E , pesando entre os prós e contras, normalmente estamos em pé de igualdade com tudo mundo.
Só falta nós nos convencer disso e seremos muitos mais felizes e produtivos

Cleomar Diesel

Nenhum comentário:

Postar um comentário