sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Mais uma da série .Maravilhas turísticas do Litoral Paranaense. Agora o destaque é Guaratuba

.Guaratuba PR
Uma cidade que tem uma rica história que remete a Corte Portuguesa. O Rei de Portugal D. José I, através. da Portaria de 5 de dezembro de 1765,nomeou Afonso Botelho de Sampaio e Souza,  para formar uma povoação na enseada de Guaratuba.
Desde então uma longa história foi escrita.
Logo na chegada ,uma das agradáveis surpresas que os turistas descobrem  é o grau de preservação de seus recursos  naturais e ao mesmo tempo a preservação  de sua longa história, através dos monumentos testemunhos, daquela época.
Entre eles se destaca a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso 1768

O Casarão do Porto – que atualmente abriga  a Secretaria de Turismo, o Casarão guarda memória colonial de Guaratuba ,construído no fim do século 18, imóvel tombado foi o único a resistir à erosão que destruiu boa parte da cidade em 1968


Guaratuba tem muito a oferecer para quem aprecia as coisas belas da vida, hoje é uma das cidades do Litoral que mais recebe turistas.
A praia central e o Morro do Cristo, são os  atrativos mais visitado do município. O Mirante natural, oferece uma paisagem espetacular do Oceano Atlântico e uma vista privilegiada de toda a região. O acesso ao morro é feito por uma escadaria de 199 degraus. No alto do morro, a imagem do Cristo Redentor, com 8,30m de altura, abençoa a cidade.



Seguindo sentido sul temos a praia do Brejatuba, procurada pro surfistas por suas águas agitadas, e a praia da Barra do Saí, no balneário de Coroados, na foz do rio Saí, preferida por pescadores de robalo.


Merece destaque ainda a praia de Caieiras, localizada próximo ao local de passagem do ferry-boat, cujo acesso pode ser tanto rodoviário quanto hidroviário. Local calmo, agradável e pitoresco, devido à sua colônia de pescadores.

 A Praia de Caieiras mantém características da comunidade de pescadores artesanais. Um dos pontos para visita é o local onde ocorreu o naufrágio do Vapor São Paulo, que voltava da Guerra do Paraguai, em 1868. Em dias de maré baixa, é possível ver o que restou do navio. Na mesma região, restaurantes e quiosques dão amostras da gastronomia típica.



. A Baía de Guaratuba,tem potenciais às vezes pouco conhecidos,surpreendem com  ricos detalhes da região, desde a vegetação atlântica até pontos de pesca e cultivo de ostras.
As ostras de Cabaraquara possuem o título de melhor ostra do país e uma das três melhores do mundo. A região foi visitada por especialistas japoneses que afirmaram, que  a ostra nativa da Baía de Guaratuba, na parte sensorial, é a melhor do país e uma das 3 mais saborosas do mundo.  

  Ao fundo da baía de Guaratuba, ao pé da Serra do Mar, fica o Salto Parati, um queda d'água de rara beleza, formada por águas cristalinas e ladeada pela mata Atlântica totalmente preservada.


 Guaratuba tem muita mais para ser mostrado, esta foi apenas uma pequena mostra, das mais conhecidas atrações turísticas deste lugar maravilhoso.




 O Litoral do Paraná tem mais opções no roteiro turís­­ti­­co do que se imagina.

Em sua extensão concentra uma diversidade impressionante de atividades, surpreendendo o visitante por suas belezas naturais, vilarejos encantadores, rios, praias tranquilas.

Resultado de imagem para guaratuba
Na próxima semana voltamos com mais um destaque desta região charmosa, repleta de alternativas turísticas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário