sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Movimento 'O Sul é Meu País' realiza plebiscito neste sábado

(Foto: Divulgação / Plebisul) - Movimento 'O Sul é Meu País' realiza plebiscito neste sábado


A vontade de separar a região Sul do resto do Brasil volta a movimentar os eleitores paranaenses neste sábado (7). Um plebiscito informal foi marcado pelo movimento O Sul é Meu País, das 8h às 20h, para consultar os eleitores dos três estados da região sobre a possibilidade de se separar do resto do país.
A organização responsável pela consulta, batiza de Plebisul, espera contar com a participação de um milhão de moradores, que equivale a quase 5% do eleitorado da região, composto por 21,28 milhões de pessoas.
"O objetivo desta consulta popular é saber verdadeiramente o que pensam todos os sulistas", justifica texto do movimento sobre o plebiscito. Em princípio haverá pelo menos uma urna em cada um dos 1.191 municípios dos três estados. O movimento reconhece que este plebiscito não possui valor legal, pois não é aprovado pelo Congresso. Aliás, a Constituição proíbe a separação de qualquer unidade da federação.
Durante a votação informal deste sábado, os eleitores que quiserem também poderão assinar um projeto de lei de iniciativa popular, para ser apresentado ao Congresso, propondo a realização de um plebiscito oficial em 2018 sobre o assunto. O movimento espera chegar a três milhões de assinaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário