sexta-feira, 19 de julho de 2013

Fifa estuda cortar duas sedes e Cuiabá está ameaçada, diz Lance!

Nota publicada em coluna do 'Lance' aponta risco de corte para sedes da Copa
Nota publicada em coluna do 'Lance' aponta risco de corte para sedes da Copa
Mais uma vez, Cuiabá deve viver o suspense pela ameaça de corte da Copa do Mundo de 2014 em uma decisão que pode ser tomada pela Fifa. Pelo menos é o que afirma a coluna ‘De Prima’ do site Lancenet (http://blogs.lancenet.com.br/deprima/), dedicada a noticiar os bastidores do esporte em primeira mão. A nota foi publicada nesta quinta-feira (18).

Veja também:
Empréstimo de R$ 120 milhões para conclusão da Arena Pantanal sai pela CEFCinco parlamentares de MT assinam pedido de CPMI para investigar obras da Copa

Segundo a coluna, que tem como autores os jornalistas Marcelo Damato, Pedro Lopes e Camila Mattoso, a Fifa estaria estudando a possibilidade de cortar, por questões de logística, duas das 12 sedes do Mundial de 2014, com o objetivo de evitar grandes deslocamentos para as seleções e torcedores. Cuiabá, Manaus, Natal e Curitiba estariam ameaçadas. Ainda de acordo com a coluna, apenas oito sedes, onde se incluem São Paulo e Porto Alegre, não estão sob risco. Os colunistas não entram em detalhes sobre o assunto e nem mesmo qual foi a fonte da notícia.

Confira a íntegra do texto da coluna ‘De Prima’ editado nesta quinta-feira (18) no site Lance: “Após a Copa das Confederações, a Fifa está repensando alguns aspectos da Copa do Mundo de 2014, especialmente o número de sedes. Alegando questões de logística, a entidade avalia reduzir o número de cidades de 12 para 10, o que evitaria alguns deslocamentos. Natal, Cuiabá, Manaus e Curitiba estão ameaçadas. As demais oito, incluindo São Paulo e Porto Alegre, estão garantidas”.
Contra Cuiabá ainda pesa o fato de haver atrasos em várias obras de mobilidade urbana, incluindo o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e na construção de seu próprio estádio para a Copa (Arena Pantanal). Por outro lado, além da garantia dada pela Fifa de que a região do Pantanal teria sua sede, favorece a capital mato-grossense o fato de haver centenas de contratos assinados pela Fifa com o Governo do Estado e com empresas locais sujeitos a multas milionárias no caso de uma rescisão.

Em outras ocasiões, ventilou-se a possibilidade de a Fifa cortar sedes da Copa no Brasil, especificamente no caso de não conclusão de suas arenas. No entanto, em todas as vezes que o assunto veio à tona, autoridades do governo brasileiro e da própria Fifa trataram de se pronunciar negando qualquer possibilidade.

Autoridades ligadas ao COL esclareceram, no início do ano, que apenas a não conclusão a tempo dos estádios poderia resultar em exclusão da sede conforme acordado com governos estaduais. A Fifa exigiu o término das obras de todas as arenas da Copa até dezembro deste ano com um alerta: “até o início da venda dos ingressos, no dia 20 de agosto, qualquer sede pode ser cortada ou substituída”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário