quarta-feira, 23 de novembro de 2011

 
Código Florestal: ruralistas ameaçam boicotar votações

Senadores pediram apoio ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho
 
Crédito: Geraldo Magela / Agência Senado    
Kátia Abreu afirmou que se as emendas propostas pelos senadores não forem aceitas, todos os projetos de interesse do governo serão boicotados no Congresso

Um impasse entre a bancada ruralista e o senador Jorge Viana (PT-AC) pode impedir a votação do Código Florestal, prevista para esta quarta, dia 23, na Comissão de Meio Ambiente do Senado. Descontentes com o texto de Viana, DEM e PSD ameaçam obstruir todas as votações na Câmara e no Senado.

Porta-voz dos parlamentares vinculados ao agronegócio, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) alertou para o protesto. De acordo com Kátia, que também é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), se Viana não aceitar as emendas propostas pelos senadores no relatório, todos os projetos de interesse do governo serão boicotados no Congresso.

A liberação de plantio em topos de morro com apenas 25 graus de inclinação e a cobrança de multa para médios e grandes produtores que desmataram são os principais pontos de divergência.

– Metade da produção de leite no país está em Minas Gerais e todas em morros com inclinação de mais de 25 graus. Isso inviabiliza a produção de leite – reclamou Kátia.

Decepcionadas com a condução do relatório por Viana, a bancada ruralista pediu apoio ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. Os senadores apresentaram seis emendas. De acordo com o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), o ministro teria simpatizado com o teor das emendas, que passam a inclinação de 25 graus para 45 graus e isentam de multas quem recompor as áreas desmatadas.

– Vamos ver com o relator o que ele pode acatar – disse Moka.

A votação ocorre nesta quarta, dia 23, às 10h, na Comissão de Meio Ambiente do Senado.

 
Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário