quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Terremoto perto da fronteira com a Bolívia e em terras indigenas de Aripuanã





 

Um terremoto de alta magnitude foi registrado na ultima terça-feira na Bolívia sem deixar vítimas ou danos, segundo informações preliminares do Observatório San Calixto, em La Paz. O tremor aconteceu às 16h48 – horário de Brasília, na província Moxos, Departamento de Beni,  a 540 quilômetros de profundidade. Um grupo de monitoramento sismológico e climatológico brasileiro manifestou preocupação com a possibilidade de que o tremor pudesse ter atingido cidades da fronteira de Mato Grosso – o que acabou não se confirmando.
Segundo Guido Avila, do Observatório San Calixto, na Bolívia, houve  indicações de que foi sentido nas cidades de La Paz e Cochabamba, principalmente em edifícios. “Não há registros de danos materiais nem pessoais" – informou. De acordo com Avila, este "é um sismo muito profundo e a essa profundidade não pode causar danos".
Informações de rádios locais relataram momentos de medo em edifícios altos de La Paz e Cochabamba, embora o movimento não tenha sido sentido pela maior parte da população.
O USGS, que inicialmente estimou em 6,7 a magnitude, localizou o epicentro do terremoto 184 km a sul-sudoeste de Santa Ana (norte da Bolívia).
Observadores brasileiros informaram que, com base em dados do European-Mediterranean Seismological Centre ,teriam ocorrido  abalos sísmicos na região de Aripuanã, precisamente em área ocupada por índios. O tremor, no dia 22, aconteceu às 15h57 – horário local. Uma hora antes, aproximadamente, houve também registro de tremor em Ji-Paraná, em Rondônia. O tremor em Mato Grosso chegou a 5,8 graus na escala Ritcher.
  Fonte24 Horasnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário