domingo, 27 de novembro de 2011

Usina São Manoel não vai a leilão este ano


   O leilão A-5 está mantido para dezembro, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, que lamentou a falta de oferta de gás para termelétricas interessadas em participar da licitação. Segundo ele, até o momento, está garantida apenas a participação de empreendimentos de geração de energia de fonte eólica e de biomassa.

"Mesmo sem hidrelétricas, vamos fazer o leilão. São Manuel [400 MW, no rio Teles Pires] não tem possibilidades mais de participar, porque tivemos que cancelar audiência pública", disse Tolmasquim, que participou do Seminário Nacional de Energia Solar.

De acordo com ele, Sinop [400 MW, no rio Teles Pires] depende de licença ambiental e, por isso, também não deve participar do leilão. "O tempo está curto, mas ainda existe a possibilidade".

Tolmasquim se disse esperançoso de que Cachoeira Caldeirão [219 MW, no rio Araguari] e São Roque [135 MW, no rio Canoas] participem do leilão no próximo mês.

A respeito das termelétricas, o presidente da EPE ponderou que a ausência de projetos a gás não vai afetar a oferta de energia no país. Esta semana, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou que a estatal não terá condições de firmar compromissos para fornecimento de gás para térmicas em 2016.

"A Petrobras é quem tem de dizer se tem gás para novos projetos. O que foi indicado é que não tem. A gente no Brasil tem oferta de várias fontes de energia e vamos tocando com o que temos", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário