sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Usina Dardanelos volta a operar após retirada de índios por ordem judicial





A Energética Águas da Pedra, concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Dardanelos, em Aripuanã, extremo noroeste de Mato Grosso, informou que retomou sua operação normal a partir das 14 horas, desta quinta-feira, 24, após a desocupação das suas instalações por indígenas das etnias Araras e Cinta Larga.
A usina estava ocupada desde a madrugada do dia 21 pelos indígenas, que reivindicavam à empresa ações compensatórias extraordinárias às medidas acordadas com a Fundação Nacional do Índio (Funai). A empresa obteve na Justiça Federal do Estado uma liminar garantindo a reintegração de posse.
Os índios exigiam compensações da empresa por conta dos graves impactos ambientais causados pelo empreendimento, responsável pela geração de 270 Mw de energia. Entre as exigências estava pagamentos mensais em dinheiro, classificado pela empresa como sendo descabidas e absurdas.
Os índios prometiam  permanecer no canteiro por tempo indeterminado, mas tiveram que deixar o local a partir da ordem judicial e a presença da Policia Militar.

Um comentário:

  1. Estes indios orienatdos pelo CIMI e ONGs estrangeiras, devem ser expulsos a bala , se for necessário. Eles terra de montão, não trabalham e não produzem absolutamente nada. Se não conseguem se sustentar com toda a riqueza que tem, que morram

    ResponderExcluir