domingo, 30 de janeiro de 2011

Atenção voltada para 4 espécies de Escorpiões que vivem na região de Aripuanã


Fonte gazetadigital
A atenção de profissionais de saúde e biólogos especializados em animais peçonhentos em Mato Grosso está voltada para os acidentes e mortes causadas por picadas de 4 espécies de escorpiões amazônicos, 3 deles são negros e 1 amarelo. De 2006 para cá, 6 pessoas morreram rapidamente após terem sido picadas por estes animais, todas estavam em áreas rurais na região de Colniza e Aripuanã . Existem registros na região de 485 acidentes nos últimos 4 anos, a maioria deles envolve as espécies que hoje são foco de estudos do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Fundação de Pesquisas de Mato Grosso (Fapemat), por serem consideradas de alto risco para a saúde humana. Os estudos farão um mapeamento destas espécies na região, bem como a caracterização dos acidentes e avaliação da toxidade do veneno.

O escorpião amarelo, da espécie Tityus strandi, somente encontrado nas matas ciliares dos rios da amazônia, é uma das espécies causadoras de acidentes na região. O biólogo e professor Marcos André de Carvalho, do Instituto de Biociências da UFMT e coordenador da pesquisa, explica que comumente venenosos e em estudo estão os escorpiões negros: Tityus metuendus e o Tityus obscurus, ambos já descritos e localizados também no estado do Pará, e o Tityus apiacas, uma novidade na literatura científica.

Carvalho ressalta que o Tityus apiacas só foi localizado até agora na região de Colniza, Apiacás e Aripuanã. "Estas espécies estão ligadas à floresta, só ocorrem na Amazônia. No entanto, com relação ao Tityus apiacas, é possível que seja uma espécie endêmica desta área da Amazônia".

Desde o início do ano passado foram feitas várias viagens a campo para coleta e identificação das espécies, bem como investigação dos casos registrados. Para este ano, a próxima etapa é analisar o veneno destes escorpiões.

"O que mais nos intriga são algumas diferenças da toxidade destas espécies. As pessoas ferroadas por eles tiveram choques por todo o corpo e os 6 óbitos aconteceram rapidamente", relata a gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES, Angela Lucia Piccini.

Outra característica peculiar do veneno é seu efeito neurotóxico. Atinge o sistema nervoso, paralisa a respiração e o coração.
Os dados coletados na área pela equipe da UFMT e os 4 biólogos da Secretaria Estadual de Saúde que acompanham os trabalhos indicam que a maior parte dos acidentes registrados em toda a região ocorreu na floresta, em atividades como extração de madeira, trabalhos agrários em assentamentos e garimpagem.

Marcos André comenta que na época da seca os aracnídeos buscaram abrigo em residências e barracas, em lugares escuros e com certa umidade. Na época de chuvas, são encontrados em lugares inusitados: dentro de botinas, no meio das roupas e em cima das camas.

Ao ser picado por um escorpião é preciso procurar imediatamente um posto de saúde. Já há soro disponível em todos os municípios do norte de Mato Grosso. Além disso, a SES deverá utilizar os dados da pesquisa para treinar agentes de saúde desta região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário