domingo, 9 de janeiro de 2011

Prefeito de Paranaíta recebe representantes do Consórcio Teles Pires Eficiente

Fonte noticiaexata
Reunião foi realizada em Paranaíta Foto: Assessoria O Prefeito de Paranaíta, Dr. Pedro Miyazima recebeu na tarde de quinta-feira (06.01) os representantes das empresas que formam o consórcio Teles Pires Eficiente, Neoenergia, Furnas, Eletrosul e Odebrecht. O grupo arrematou em dezembro de 2010, a Usina Hidrelétrica de Teles Pires que será construída entre os municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA), e suas respectivas instalações de transmissão.
Conforme explicou o Gestor, foi uma reunião de apresentação de ambas as partes, uma forma de conhecimento mútuo, porém, ouve momentos para esclarecimentos sobre vários assuntos referente a UHE.

O Diretor de Contrato e Projetos da Odebrecht, responsável pela construção, Antonio Augusto de Castro Santos, informou que o momento era uma forma do grupo se apresentar as autoridades municipais. “Estaremos em breve construindo uma obra de grande porte, o Brasil vai olhar Paranaíta com outros olhos, por isso não podemos deixar o prefeito, os vereadores e a sociedade sem informações, estamos aqui para conversar, tirar algumas dúvidas e principalmente dizer as autoridades que queremos e seremos parceiros, antes, durante e depois da obra”. Afirmou Augusto.

O Superintendente de Participações da Neoenergia, Luis Claudio Ramirez Nunes, disse na ocasião que o empreendimento mudará o contexto regional e por isso há uma preocupação do grupo que tem mais de 20 anos no mercado em colaborar e fazer parcerias para solucionar os impactos causados. “Parceria boa, é aquela que atende os dois lados de forma igual, o que não pode é a cidade ficar pior depois da instalação do empreendimento, junto com o poder público, encontraremos soluções e alternativas para melhorar a vida da população, por isso estamos abrindo esse canal de conversa com os poderes e a sociedade, é a primeira das muitas reuniões que faremos”. Ressaltou Luis Cláudio.

A reunião contou ainda com a presença do Gerente de Políticas e Estudos Ambientais da Eletrobrás- Furnas, André Carlos Prates Cimbleris, do Gerente financeiro e administrativo da Odebrecht, Fábio Gonçalves e do responsável pelo programa de sustentabilidade e meio ambiente da Odebrecht, Paulo Campos, além dos vereadores, secretariado e empresários locais.

Antonio Augusto explicou que o Neoenergia - é o terceiro maior investidor privado do setor elétrico brasileiro, agora com a participação na UHE Teles Pires passa a ser a segunda maior geradora privada do País, disse ainda que o investimento na construção da UHE Teles Pires passa de R$ 3 bilhões de reais e deverá ser concluída num período de 04 anos.
Luis Claudio Ramirez pontuou que o consórcio já tem a licença prévia (LP) da usina e que só poderão iniciar os investimentos na obras quando os órgãos competentes liberarem a Licença de Instalação (LI). Segundo ele tudo está sendo feito de forma correta, respeitando leis e prazos, o grupo acredita que até julho a (LI) seja liberada.
Segundo os representantes, um escritório deverá ser implantado em Paranaíta á partir de terça-feira (11.01) , com a função de munir a comunidade de informações, outro objetivo é criar em parceria com entidades representativas e classe política, uma agenda de trabalho com plano de ações escolhidos pela comunidade para ser aplicada no município. Ainda na próxima semana deverá tambem iniciar uma grande mobilização em torno da qualificação de mão de obra, outra meta do grupo é se possível não importar trabalhadores, para isso em parceria com o Ministério do trabalho e SESI/SENAI será implantado em Paranaíta um grande programa de Capacitação profissional chamado “ACREDITAR”.
Fábio Gonçalves ressaltou que a empresa pretende dar prioridade para o comércio local na compra de produtos e serviços, para isso é fundamental que os empresários estejam em dia com suas obrigações, sejam elas municipais, estaduais e federais.

O Prefeito Dr. Pedro fez vários questionamentos tanto dos impactos tanto sociais quanto ambientais, mas se mostra confiante, ele acredita que de forma gradual as situações serão resolvidas. O Prefeito tem muitas preocupações pois sabe que a responsabilidade é enorme, no entanto aposta na parceria com os governos e com as empresas que irão construir a usina. “Temos de pensar que é um empreendimento que trará muitos benefícios à população, mas trataremos todas as questões com muita responsabilidade, calma e ponderação, estamos ansiosos pelo início da obra, faremos uma coisa de cada vez, sempre focado no bem estar da população” finalizou Dr. Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário