quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CONSUMO MUNDIAL DE CAFÉ PODERÁ CHEGAR A 160 MILHÕES DE SACAS EM 9 ANOS, DIZ EXPORTADOR


Se a economia mundial continuar como está hoje, certamente iremos chegar a 160 milhões de sacas em um período de 9 anos. E para isto, o Brasil deverá produzir safras médias de 60 milhões de sacas, para fazer frente ao atual nível de participação no mercado.
Conforme materia divulgada pela Revista Cafeicultura assinada por Archimedes Coli Neto - Presidente do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais
Principalmente o café arábica, que hoje está com a produção e demanda equilibradas. Os preços hoje pagos aos produtores mostram claramente a dificuldade em se encontrar cafés de qualidade.

Devemos nos preparar para atender a demanda, sem que isto derrube os preços e sem medidas artificiais para a sustentação.

Se analisarmos os números afinco, a área plantada decresceu nos últimos anos, mas a produção média por hectare melhorou.
A continuar a melhoria dos tratos culturais, condições de manejo, renovação e podas, acredito na possibilidade de aumento de produção conjuntamente com a demanda, sem provocar uma inundação de café no mercado.

Só o plantio indiscriminado poderá fazer que daqui a alguns anos possamos novamente enfrentar crises de preços baixos. É um momento onde devemos analisar bem onde queremos chegar, com boa produtividade e bons preços ou enorme produção com preços baixos.

Neste momento em que os preços estão num patamar remunerador, dificilmente o governo fará algo para que alavanque ainda mais; uma vez que o próprio mercado está balizado.

Certamente o futuro é bem promissor com relação à lucratividade do setor, mas a continuidade só dependerá de nós mesmos. Finalizou  Archimedes - Presidente do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário