quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Representante de empresa suíça no Brasil destaca potencial de Mato Grosso para instalação de companhia no Estado

Governador Silval Barbosa recebe em audiência empresários suiços da indústria de processamento de Pau de Balsa.

Mato Grosso é um Estado de oportunidades e que cresce em ritmo acelerado devido à política de incentivos do Governo do Estado, que tem dado passos largos quando o assunto é economia, geração de emprego e renda e, principalmente, sustentabilidade. As grandes empresas têm enxergado o grande potencial de Mato Grosso, instalando empreendimentos de todos os segmentos na região. A mais nova companhia interessada em firmar uma filial no Estado é a 3A Composites Holding AG, da Suíça, que por meio de seu vice-presidente no Brasil, Alexandre Domingues, mostrou o interesse no mercado mato-grossense durante audiência na tarde desta quarta-feira (19.01) com o governador Silval Barbosa, no Palácio Paiaguás.

O vice-presidente informou que 3A Composites do Brasil está analisando a viabilidade de implementar um projeto de uma produção de exploração da madeira de pau de balsa, uma madeira leve que tem alta resistência mecânica, utilizada principalmente para fazer ‘sanduíches’, com outras matérias, servindo para criar produtos de alta resistência e muito leve, que é o que se usa, por exemplo, para fazer pá aeólica. “No nosso caso o processo é o fornecimento da madeira processada aos produtores de pá aeólica, dentro das características que ela precisa ter”.

O Estado deve oferecer suporte para a implementação da empresa, dentro das condições legais, principalmente, porque é o que criaria uma cadeia de utilização de pau de balsa de uma forma sustentável em Mato Grosso. “Nós compraríamos a balsa, que já está plantada, de produtores e processaríamos essa madeira, criando um mercado de utilização de pau de balsa numa primeira fase. Numa segunda fase, através de parcerias, poderíamos começar a replantar a espécie no Estado”, explicou o vice-presidente Alexandre Domingues .

O grande atrativo que motivou o interesse da 3A Composites em Mato Grosso, conforme o vice-presidente, foi a disponibilidade da madeira existente no mercado mato-grossense e o posicionamento do Governo do Estado em fomentar a utilização de forma sustentável de madeira. “O governador se demonstrou muito disposto a apoiar esse investimento, dentro dos trâmites legais”, destacou ainda o vice-presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário