quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Governo do Estado comemora 15 anos sem febre aftosa em Mato Grosso

Mato Grosso comemora 15 anos livre de febre aftosa


Foram imunizados 28.695.273 milhões de bovinos e bubalinos









Mato Grosso mantém a liderança de ser o Estado com o maior rebanho bovino do País com 28.695.273 milhões de cabeças e comemora 15 anos sem registro de ocorrência de febre aftosa. Os dados da ‘Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa 2010' foram divulgados nesta quarta-feira (19), durante coletiva de imprensa no Salão Nobre 'Secretário Cloves Vettorato' do Palácio Paiaguás.

Para realização da campanha, a estratégia adotada para imunizar os animais das 107.761 propriedades contendo bovídeos (bovinos e bubalinos) foi dividir os 141 municípios do Estado em 11 unidades regionais sendo elas: Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Juina, Lucas do Rio Verde, Matupá, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Félix do Araguaia e Sinop para garantir a vacinação.

Foram imunizados 28.695.273 milhões de bovinos e bubalinos, ou seja, atingindo 99,74%. De acordo com o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Valney Côrrea, o resultado é considerado bastante positivo. "Os produtores que não vacinaram os animais serão notificados e terão que pagar multas", reforçou Côrrea.

O governador Silval Barbosa enfatiza que o Governo está fazendo o dever de casa, que "a meta do Estado é aumentar o rebanho, manter a qualidade e não ter nenhum foco da doença. Estamos investindo muito com técnicos capacitados e divulgação da campanha de vacinação, para mantermos o Estado livre da aftosa e até erradicarmos".

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Jilson Francisco da Silva, reforçou o crescimento da atividade no Estado e defendeu a importância de produzir com sustentabilidade. "O setor de grãos se integra à produção de proteínas animais de aves e suínos bovinocultura de corte e leite (grãos/ração) por meio da introdução da tecnologia. Estamos trabalhando em parceria para que a carne chegue à mesa do consumidor com toda a qualidade, segurança e fomente toda a cadeia produtiva da agricultura", frisou o secretário.

VACINAÇÃO

A vacinação contra a febre aftosa ocorre no período de 01 a 28 de fevereiro. Bovinos e bubalinos de zero a 12 meses devem ser vacinados. Pecuaristas das 584 propriedades de Mato Grosso localizadas num raio de 15 quilômetros da Fronteira com a Bolívia nos municípios de Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Porto Esperidião devem cumprir o antigo cronograma de imunização dos animais. A previsão é vacinar os 110 mil bovinos e bubalinos. A vacinação com agulha oficial é custeada pelos próprios produtores por meio do Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário