sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Crotalaria uma planta aliada ao combate a dengue


Redação Cleomar Diesel
Varias Prefeituras Brasileiras desde o ano passado  por meio da Secretarias Municipal de Saúde,estão distribuindo sementes de Crotalaria .
A Crotalária Juncea é um planta leguminosa, geralmente usada para adubação verde e controle de nematóides nos solos e que atrai as libélulas, insetos voadores que se alimentam das larvas do mosquito Aedes aegypit. Assim, a planta é responsável pelo controle biológico do inseto transmissor da dengue e pode auxiliar o município na campanha de combate à doença

 Expecialistas resaltam no entanto ,  que o uso da crotalária não dispensa a responsabilidade de cada morador com o seu quintal e nem do governo local com os espaços públicos, mas observa que esse controle biológico é uma ajuda importante e ambientalmente adequada.Além disso, ela nos fornece a beleza das flores e das libélulas nos nossos jardins, vasos e quintais. Precisamos nos unir no combate à dengue e a prevenção é o único caminho..

Uma sugestão :Os orgãos Publicos e população poderiam plantar a Crotalária em terrenos baldios e inclusive nas margens dos rios deixaria a cidade mais bonita e contribuiria muito no controle da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário