quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

CUIÁBA-SANTARÉM Parecer favorável para ferrovia é apresentado por chineses e pelo governador à ANTT



Fonte Secom-MT


Assessoria/Selit/MT
Relatório preliminar sobre a ferrovia Cuiabá-Santarém é apresentado em Brasília, em audiência entre ANTT, governador Silval Barbosa e empresários chineses
Um relatório preliminar sobre a construção da ferrovia Cuiabá-Santarém, com apontamentos ambientais, técnicos e econômicos, foi apresentado, nesta quarta-feira (14.12), ao presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, em Brasília. Juntamente ao governador Silval Barbosa, representantes do Banco de Desenvolvimento da China e da empresa China Railway apontaram parecer favorável para a construção do trecho.



Com base nos estudos que vêm sendo realizados por um grupo de técnicos da China Railway nas áreas por onde deve passar a ferrovia, os chineses afirmaram não haver impedimento técnico ou ambiental para a realização da obra. O secretário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transporte, Francisco Vuolo, participou da reunião e afirmou que o relatório também aponta um resultado positivo na questão econômica. “A obra se mostra viável economicamente, pois o volume de carga justifica o investimento”.
A audiência desta quarta-feira entre ANTT, Governo do Estado e chineses foi importante para definir aspectos legais para a construção da ferrovia, entre eles prazos e o modelo de concessão – se vai ser por parceria público-privado ou não. Como resultado da discussão, a ANTT deve encaminhar ao governador um documento em que constará todos os procedimentos legais necessários para a construção e operação da ferrovia.
Segundo o secretário, o estudo de viabilidade realizado pela equipe técnica ainda está em curso, tanto que outro grupo de chineses passou hoje por Alto Araguaia, para uma visita técnica ao terminal do município. Vuolo explica que serão cerca de dois mil quilômetros de ferrovia e que o planejamento precisa de todo o cuidado para que esteja dentro lei e seja feito de forma segura e com sustentabilidade.
“Nosso desejo e da bancada federal mato-grossense é que a ferrovia avance até Santarém, garantindo a integração, potencializando o Estado e fazendo com que Mato Grosso seja mais competitivo”, destacou o secretário.
Também participaram da reunião o secretário de Estado de Comunicação Social, Osmar de Carvalho, o deputado federal Wellington Fagundes, e o superintendente de Serviços de Transporte de Cargas (Sucar) da ANTT, Noburo Ofug

Nenhum comentário:

Postar um comentário