sábado, 24 de dezembro de 2011

Eficiência em Teles Pires

Fonte Portal energia
O consórcio Teles Pires Energia Eficiente espera reduzir custos e aumentar a eficiência da hidrelétrica de Teles Pires (MT), de 1.820 MW, a partir de melhorias detectadas no modelo reduzido da usina, construído no Rio de Janeiro. O protótipo, feito na escala de 1 para 80, foi instalado no laboratório de Hidráulica Experimental de Furnas, na subestação de Jacarepaguá.

  • José Lins
“O modelo reduzido permite perceber, por exemplo, que é possível reduzir o volume de algumas estruturas e, com isso, o custo de escavação, mantendo a performance do empreendimento. Além disso, ele permite eliminar alguns problemas que poderiam gerar despesas adicionais no futuro”, destaca o gerente do laboratório, Marcos Botelho.
Segundo ele, não é possível precisar qual o ganho obtido na obra com a utilização do modelo reduzido.  Sabe-se, porém, que o protótipo possibilita a redução de custos e de riscos do projeto, além de otimizar a obra, do ponto de vista da engenharia.
A primeira intervenção feita pelo modelo foi a modificação do canal de fuga da usina. “No modelo trabalhamos a geometria do canal de fuga para adequar à queda prevista no projeto”, explica Botelho. Os pesquisadores estão trabalhando agora nos cálculos relativos ao vertedouro. Também está sendo construído um segundo modelo, na escala de 1 para 60, onde serão feitos os estudos do túnel de desvio da hidrelétrica.
O modelo principal ocupa uma área de 360 m² e possui vazão de 262 l/s. Já o segundo protótipo terá uma área de 150 m² e vazão de 72 l/s. O valor dos investimentos nos modelos não pode ser revelado por questões contratuais.
O Teles Pires Energia Eficiente é formado por Neoenergia (50,1%), Furnas (24,5%), Eletrosul (24,5%) e Odebrecht (0,9%). O investimento previsto na hidrelétrica é da ordem de R$ 3 bilhões. A expectativa é que a obra seja feita em 46 meses, tempo recorde para usinas desse porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário