quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Os Índios


Cleomar Diesel
O assunto que mais se destaca na imprensa nacional nestes tempos, é o meio ambiente,e nisso evidencia-se a Amazônia, Código Florestal, Usina Belo Monte, Usinas no Teles Pires, grandes proprietários rurais e no meio de tudo Índios..
A Revista Época publicou recentemente, reportagem mostrando que a expectativa média de vida dos guaranis-caiovás, um dos maiores grupos indígenas do Brasil, é de apenas 45 anos, pior do que muitos países africanos e quase 30 anos inferior à média brasileira. O que provavelmente seja bem parecido entre outras povos indígenas do Brasil.
E aí vem a pergunta. O modelo de tutela do Governo para com os Índios é eficiente?  E além da ineficiência, sera que é isso que estes seres humanos querem ou precisam neste momento? Qual o estagio de integração entre Indios e não Indios na Amazonia?
Em uma invasão dos nativos a uma Usina em construção no norte de Mato Grosso, algo chamou muito a atenção. A maior reivindicação eram  caminhonetes traçadas para a tribo. Por acaso, você sabe para que estes veículos são utilizadas? Para compras e passeios dos lideres das tribos e suas famílias. Alias, uma curiosidade, na cabine dupla vão os Homens. As mulheres e crianças vão atrás perigosamente instaladas na carroceria.
Fora estes costumes, nota-se  clara divisão de classes entre eles. Os Índios “aldeados”(pobres) vão para cidade quando a liderança precisa deles para alguma manifestação. A maioria vive muito mal, vivem em condições sub-humanas nos confins das enormes e ricas áreas das reservas. Só uma pequena parte, as denominadas lideranças tem uma condição de vida um pouco melhor. Melhor, porque já aprenderam a exploração do homem pelo homem.
A relação de tutela do Estado Brasileiro para com os Índios, não contribue, em nada para melhoria de vida desta gente.
Esta imagem de índios saudáveis que é passada na escola não é verdadeira.
A maioria são mal assistidos em tudo, principalmente na  saúde .Muitos já vivem nas pequenas cidades. Tem até tribos formadas por não índios (ex seringueiros) que conseguiram demarcar uma área e nem vivem na aldeia .Como o caso dos Araras de Aripuanã .Alias, bem que o ministério Publico poderia investigar este assunto, pois até pedágio na estrada estes “Indios”caboclos, cobram .
Precisamos entender que, não só é possível, mas faz parte de todo ser humano a evolução e não podemos negar isso ao Índio. Até porque, da maneira como esta integração esta acontecendo, é sem duvida a pior forma possível. Estamos transformando o índio em favelados das florestas.
È, possível que culturas evoluam com o uso de diversas tecnologias sem perder a identidade: um bom exemplo é o Japão, que, embora tenha evoluído e muito, mantém intactas suas tradições milenares.
O Estado Brasileiro deveria assumir o papel que lhe cabe ,preparar e acompanhar  de fato  esta transição , que é irreversivel, mas que ela aconteça da forma menos, traumatica e até tragica para a maioria .
Para isso porem , precisamos de atitudes fortes de parte um governo forte(nãoditador) ,mas  um governo que assuma a condição de protetor  dos povos da Floretsa.
Que proteja sua cultura, seus costumes, mas não os tire a liberdade de evoluir como cidadões do mundo.
  
Aqui na Amazônia, se prestarmos um pouco de atenção, percebe-se contrastes gritantes. Senão vejamos: Os proprios  índios  são prova desta integração . Você não acha estranho que tais povos reclamem de um meio ambiente supostamente ameaçado por Usinas,quando usam calças, relógios e possuem internet banda larga nas habitações? Tenham ou queiram caminhonetes e até aviões? Reclamem que vão perder sua maneira tradicional de viver? Ora, não importa quem você seja, índio ou não índio. Para fazer um omelete tem que se quebrar o ovo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário