quinta-feira, 23 de maio de 2013

Falsa corrente prometendo evitar alterações na privacidade dos usuários se espalha dentro do Facebook

Esquema tenta prejudicar experiência dos usuários na rede social, criando pânico e desconfiança entre os menos informados.

Você provavelmente já deve ter encontrado alguma postagem de um amigo no Facebook (ou tenha também compartilhado) um “aviso” indicando que haverá uma mudança nas definições de privacidade do Facebook, com a promessa de uma solução para quem desejar se manter longe dos curiosos.
Esse tipo de corrente já não é novidade no Brasil. Esta mensagem começou a circular em inglês, e já, há algumas semanas, se difunde em português pela rede social de Mark Zuckerberg. A mensagem diz o seguinte:
"Informo a todos os meus amigos de que dentro de alguns dias fecharei as portas a todos. Atualização de status – Nome do usuário - os que não fizerem o que aqui peço. O Facebook mudou as suas configurações de privacidade mais uma vez! Devido ao "gráfico app" novo, qualquer um no Facebook (incluindo em outros países) poderão ver as tuas imagens, Curtidas e Comentários. Agradeço aos que procederem conforme indico e me comunicarem. Terei que excluir os que não evitarem que a minha informação seja acessível ao público. Eu posto fotos de família a que não quero que estranhos tenham acesso! Isso pode acontecer quando os amigos clicam em "Curtir" ou "Comentar" .... automaticamente, os teus amigos iriam ver os nossos posts, também. Infelizmente, não podemos alterar essa configuração por nós mesmos, porque o Facebook foi configurado desta forma".
"Como atender ao meu pedido? Por favor coloque o mouse sobre o meu nome acima (não clique). Será exibida uma janela. Agora, move o mouse em "Amigos" (também sem clicar), depois para baixo para "configurações", clica aí e aparecerá uma lista. Remove a seleção em "Eventos Cotidianos e" Comentários e opções Curtir ". Ao fazeres isso, a minha atividade que quero preservar só entre os meus amigos e familiares já não se torna pública. Agora, copia e cola isto no teu mural. Assim que seu amigo ver esta mensagem postada na sua página, fará o mesmo. Estou fazendo o mesmo por cada um de meus amigos para também protegê-los de "curiosos". Muito fácil de fazer. Obrigado".
A mensagem não é verdadeira, e o Facebook jamais utiliza postagens dentro da rede social como recurso para escolha sobre a privacidade dos usuários. A intenção com este esquema é apenas prejudicar a experiência dos usuários da rede social, criando pânico e desconfiança entre os menos informados. Divulgue estas informações para que seus amigos não compartilhem deste falso boato
AnonymousBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário