sábado, 18 de maio de 2013

Sema prioriza 15 municípios no combate ao fogo Governo vai investir R$ 1,4 milhões na contratação de brigadistas


A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) priorizou 15 municípios do Nortão de Mato Grosso para o combate às queimadas em 2013. O governo pretende também implantar sete bases operacionais nas regiões de Nobres, Coqueiral e Bom Jardim; Novo Santo Antônio; Monumento Natural Morro de Santo Antonio; APA Estadual Chapada dos Guimarães; PE Encontro das Águas; Reserva Extrativista Guariba Roosevelt e Parque Estadual da Serra Azul. A intenção é baixar os índices de foco de calor em relação ao período de estiagem de 2012. 

Este ano, a Sema deverá investir cerca de R$ 1,4 milhões na contratação de 90 brigadistas, locação e manutenção de veículos, equipamentos operacionais e de combate e proteção individual e coletiva, logística e outros.

O Plano Integrado de Prevenção às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais deste ano será lançado durante a realização da 9ª Semana do Meio Ambiente, de 05 a 07 de junho.

“Os incêndios florestais e queimadas envolvem a conscientização da sociedade, ou seja, não fazer desmatamentos ilegais, e queimadas ilegais. A sociedade precisa contribuir no combate a essas práticas criminosas”, informou o titular da pasta, José Lacerda.

O plano abrange Unidades de Conservação e seu entorno, áreas de relevante interesse ecológico, áreas florestais, terras indígenas e áreas particulares e o patrimônio privado.

Entre as ações estratégicas para o combate aos incêndios florestais e queimadas, estão a Educação Ambiental, redução dos riscos de incêndios com a implementação de aceiros, vigilância, treinamento de pessoal, equipamentos, monitoramento dos dados climatológicos e focos de calor e a fiscalização.

Municípios

Os municípios prioritários para o combate às queimadas são: Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Itanhangá, Tabaporã, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Querência, Cláudia, Porto dos Gaúchos, Sinop, Colniza, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Serra Nova Dourada e Confresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário