segunda-feira, 27 de maio de 2013

Rádios AM poderão migrar para a faixa FM, aponta estudo

Alguns expecialistas acreditam que esta migração deve inciar ja em 2014.

O estudo propõe que as rádios AM migrem para um canal adjacente na faixa de FM. A justificativa são as crescentes dificuldades enfrentadas pelas emissoras que operam em onda média, como o aumento do ruído urbano.
De acordo com a proposta, a migração das rádios AM para a faixa FM seria voluntária. "A ideia é utilizar os canais 5 e 6 de televisão que são adjacentes à faixa FM", explicou Thiago Aguiar Soares, engenheiro da Anatel e um dos autores do estudo. "Utilizamos os mesmos critérios técnicos usados para as faixas FM e conseguimos um plano viável, considerando distâncias mínimas", explica.
O estudo considerou as rádios de Santa Catarina. Mas, de acordo com os engenheiros da Anatel, o projeto piloto pode ser implementado em todos os Estados brasileiros.
A extensão da faixa FM será possível com a desocupação de canais de TV. De acordo com o Decreto nº 5.820, até 2016 os canais com transmissão analógica serão desocupados com a transição do sinal analógico para o digital.
Segundo Soares, os canais 5 e 6 foram escolhidos por serem adjacentes às freqüências de FM e pertencerem à radiodifusão. Segundo o estudo, o espaço aberto nesses canais têm capacidade de criar 57 novos canais de 200 KHz. Isso não significa que os canais serão criados, apenas que é viável, enfatizou.
Proposta
A proposta de utilizar os canais 5 e 6 de TV para aumentar a disponibilidade de canais FM não é uma novidade. Alguns países como Estados Unidos e México já implementam projetos semelhantes. No México, 181 emissoras AM já migraram para faixas FM.
De acordo com Hilton Alexandre da Silva, presidente da Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado do Rio de Janeiro (Aerj), a proposta é uma solução para a digitalização do rádio. Além disso, é uma alternativa para desafogar o espectro, que está congestionado nos grandes centros urbanos. A transmissão na faixa estendida deve ser toda digital, defende Silva. "Precisamos garantir que o rádio AM chegue com qualidade aos ouvintes e a solução é a transição para o rádio digital", diz. Ele afirma que, assim como ocorre na TV, as rádios devem funcionar simultaneamente nas duas frequências durante o período de transição. "As rádios AM prestam um serviço muito grande, é a voz da comunidade. O rádio digital só vai avançar quando avançar a questão do rádio AM”, diz Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário