sexta-feira, 17 de maio de 2013

Funai é a maior vilã do País e pratica atos terroristas”



A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) foi “pintada” e retratada por produtores e rurais e parlamentares federais, em reunião com o vice-presidente Michel Temer, na manhã desta quinta-feira (16), como a maior vilã da história recente da República por causa de “atos terroristas praticados contra os interesses nacionais, o setor produtivo, assentados e contra os próprios índios”.

Ruralistas se revoltam contra descaso da União e querem aprovação da portaria 303

Com 204 assinaturas, requerimento da CPI da Funai e do Incra é apresentado

Em tom uníssono, senadores, deputados federais, presidentes de federações e líderes campesinos fizeram um apelo dramático ao vice- presidente da República no sentido de suspender em caráter emergencial todas as demarcações de novas áreas indígenas, os processos de ampliação das reservas já existentes e a revisão dos últimos atos demarcatórios realizados pelo órgão federal, os quais estariam, segundo eles, 100% irregulares.

Além de vilã, a fundação foi tachada como funesta, traiçoeira, mentirosa, fraudadora, terrorista e semeadora dos últimos conflitos agrários do País. Um parlamentar do Pará mais exaltado pediu inclusive a extinção do órgão, sugestão endossada também pelo senador Jaime Campos (DEM-MT).

"A Funai precisa ser eliminada, extinta, porque pratica atos lesivos, fraudulentos e ilegais contra milhares de famílias em diversos estados do Brasil”, declarou Jaime Campos, em entrevista para a Agro Olhar/Olhar Direto.,. logo após a reunião com Temer.

Na opinião do congressista democrata de Mato Grosso, a fundação quer deveria agir ne defesa dos índios “está apenas defendendo interesses internacionais e dos ambientalistas xiitas e de organizações não governamentais (Ongs) que estão a serviço dos europeus e norte-americanos”.

No mesmo diapasão dos parlamentares, vários produtores rurais (pequenos, médios e assentados) relataram fatos dramáticos que ocorreram com seus familiares e companheiros nos últimos 20 anos com "respaldo criminosa de servidores da Funai".

Visivelmente emocionado e com os olhos embargados, Michel Temer garantiu que vai tomar todas as providências cabíveis para impedir os abusos praticados por servidores graduados da Funai, e marcou uma nova reunião que deve ocorrer no dia 23, diante do que ele classificou como denúncias gravíssimas.

"Estou tomando ciência da situação real apenas agora, porque entendia que tudo não passava de reclamações de grandes produtores. Mas agora posso ver que a situação é de extrema gravidade e não pode perdurar, porque pelo visto sangue pode ser derramado dos dois lados da situação", declarou Temer.

Além da suspensão imediata das demarcações e da ampliação de reservas e revisão dos últimos processos demarcatórios, os produtores querem que o governo reedite a portaria 303. O ato determina que qualquer nova demarcação precisa passar obrigatoriamente pelo Congresso Nacional e pelos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário