quarta-feira, 1 de junho de 2011

Código Florestal no Senado

 Fonte DCE
 A base aliada fiel ao governo foi valorizada ontem com a indicação oficial do senador Jorge Viana (PT-AC) para ser relator do novo Código Florestal. São cacifados diretamente o PT e o PSB, este último em razão de a indicação do relator ter sido endossada pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Em contrapartida, perde força o PMDB, cujo líder no Senado, Renan Calheiros (AL), já havia indicado para o posto o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). Isso porque a legenda foi rebelde ao governo na Câmara ao aprovar a Emenda 164 por prever anistia a produtores rurais desmatadores até 2008 e transferir aos estados a atribuição de legislar sobre o tamanho das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de reserva legal.

O petista  Lindberg Farias (PT-RJ),ressaltou que a própria presidente Dilma Rousseff foi clara na reunião com a bancada do partido ao pedir "calma no debate da matéria". Segundo Lindberg, ela quer "fazer um debate mais claro e mobilizar [a sociedade]". Esse tempo, entretanto, passaria pela reedição do decreto que prorroga o prazo para que produtores rurais se enquadrem nas leis ambientais do código em vigor e não sejam punidos por eventuais crimes ambientais. Para o grupo ambientalista, essa é uma questão que deve ser decidida pelo Executivo. A reunião desse grupo interparlamentar contou com a presença de Marina Silva de acordo com quem os senadores "terão a grande oportunidade" de debater a matéria e que defendeu a equidade de tempo com a Câmara, que demorou dois anos a aprovar a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário