terça-feira, 21 de junho de 2011

Técnicos discutem mecanismos para integração de dados na Amazônia Legal

Técnicos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Cuiabá, participando de reuniões de trabalho. O secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Julio Cesar Bachega, explicou que as reuniões têm por objetivo fazer a integração entre os bancos de dados dos órgãos federais e dos estados que integram a Amazônia Legal.
Em Cuiabá, os técnicos visitam as superintendências da Sema responsáveis pela concessão de Licenciamentos Ambientais, Autorizações de Exploração, Fiscalização e monitoramento do desmatamento e queimadas. Os técnicos permanecem até esta terça-feira (21.06) na capital de Mato Grosso.
Segundo Julio Bachega, a necessidade de integração das informações é um dos temas que são discutidos nas reuniões realizadas pelo gabinete de crise, instalado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em maio, para coordenar ações visando conter o crescimento do desmatamento na Amazônia.
Além de Mato Grosso, os técnicos do MMA e Ibama visitarão ainda os estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Acre, Tocantins, Maranhão e Roraima.

AMAZÔNIA LEGAL - A atual área de abrangência da Amazônia Legal corresponde à totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Estado do Maranhão (a oeste do meridiano de 44º de longitude oeste), perfazendo uma superfície de aproximadamente 5.217.423 km² correspondente a cerca de 61% do território brasileiro.
A Amazônia Legal engloba os estados brasileiros pertencentes à Bacia amazônica e que, consequentemente, possuem em seu território trechos da Floresta Amazônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário