quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Definida conexão do Teles Pires 

 

As cinco hidrelétricas da bacia do Teles Pires, no Mato Grosso, deverão ser conectadas ao sistema interligado por meio de três linhas de transmissão, em corrente alternada (500 kV), concluiu estudo da EPE. Os projetos vão somar 1.500 km de extensão e investimentos de R$ 3,8 bilhões. As linhas e subestações poderão se licitadas este ano e devem entrar em operação em janeiro de 2015.

As linhas de transmissão ficarão entre as subestações de Paranaíta e Ribeirãozinho, no Mato Grosso. Neste trecho haverá ainda a implantação de três novas subestações. A partir da subestação de Ribeirãozinho, será construída uma nova linha até a subestação Rio Verde Norte (GO), de onde partirão outras duas linhas de transmissão até uma nova subestação em Marimbondo (na fronteira entre MG e SP).
A opção pela tecnologia de corrente alternada possibilita adicionar futuras conexões com os sistemas locais. O estudo concluiu também que não há barreiras socioambientais para a instalação dos equipamentos.
As hidrelétricas de Teles Pires (1.820 MW) e Colíder (300 MW) devem entrar em operação em janeiro de 2015. São Manoel (700 MW), Sinop (400 MW) e Foz do Apiacás (230 MW) ainda não foram licitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário