sábado, 27 de agosto de 2011


Silval vai inspecionar obras no trecho entre Cuiabá e Santarém

Fonte RDnews

     Com 14 profissionais da China na comitiva, o governador Silval Barbosa (PMDB) percorre entre 3 e 5 de setembro a rodovia BR-163 entre Cuiabá e Santarém, na chamada expedição Rota da Integração. O peemedebista vai inspecionar as obras de consolidação dos dois eixos de escoamento da produção do Estado, incluindo a Ferrovia Cuiabá-Santarém. Silval quer verificar in loco a execução dos trabalhos sob a responsabilidade do Dnit entre Cuiabá até Guarantã do Norte. Em seguida, a comitiva parte rumo a Miritituba (PA), num trecho de 800 km sem asfalto.
     A expectativa é de que 100 pessoas, entre deputados e lideranças de segmentos econômicos, incluindo os chineses, acompanhem Silval. A chegada em Santarém (PA) está prevista para as 19h, de 5 de setembro. Segundo o secretário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo (PR), representantes da Aprosoja, Famato, Ampa e Acrimat, têm interesse na consolidação da BR-163. "A produção de Manaus, por exemplo, passa pela rodovia Belém-Brasília, ou pelo Oceano Atlântico, contornando a América do Sul até chegar à região sul, sudeste do país. Se a BR-163 estivesse concluída, esta produção poderia ser escoada por Mato Grosso, tornando o frete mais barato", diz.
     Ele avalia que os trilhos da Ferrovia Cuiabá-Santarém devem chegar a Rondonópolis até dezembro de 2012. O modelo ferroviário interessaria aos chineses por uma questão estratégica para o escoamento de alimentos. Eles já participaram de audiência com Silval para manifestar a vontade de conhecer a logística do transporte. Os chineses vão enviar um grupo de engenheiros civis e ambientais, geólogos e economistas da China National Machinery, uma empresa da estatal chinesa CMC, e da Asian Trade & Investments (ATI), que já vão iniciar os estudos de viabilidade técnica, ambiental e econômica. Também vão participar da expedição representantes do Dnit e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para iniciar o diálogo entre o Executivo e a iniciativa privada.
Historia.
A Cuiabá-Santarém é corredor de integração nacional e seu projeto nasceu no governo do presidente Juscelino Kubitscheck. Ela é parte de uma grande rodovia longitudinal que interliga o Rio Grande do Sul ao Pará cruzando Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

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