sábado, 20 de agosto de 2011

Hidrovia Teles Pires pode ficar fora de programa federal



Os estudos para implantação da Hidrovia Teles Pires/Tapajós – que ligará o Norte de Mato Grosso a Santarém (PA) – corre o risco de não ser incluído no Programa Nacional de Hidrovias (PNH). A informação é de uma fonte do Ministério dos Transportes, e a justificativa é a necessidade de cortes previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Devido à falta de opções em logística, os produtores rurais do estado continuarão na dependência dos portos de Paranaguá (PR) ou Santos (SP) para manter o escoamento da produção agrícola estadual. O problema é o encarecimento do produto devido ao frete feito via rodovia para uma longa distância – um dos componentes do chamado “Custo Mato Grosso”. “O projeto reduziria o quilômetro percorrido, em conjunto com a utilização de um transporte mais barato que é a hidrovia”, explica o gerente da Comissão de Logística da Aprosoja.

Ferreira comenta que a BR-163 poderá ser exaurida em curto prazo devido às tomadas de decisões do governo. Ele acredita que a rodovia não conseguirá atender a demanda agrícola da região sem a sobrevivência da Hidrovia Teles Pires/Tapajós. Essa conjuntura acaba atrasando o cronograma de utilização do terminal multimodal a partir de Marabá/PA, previsto para atender a safra 2012/13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário