domingo, 21 de agosto de 2011

Nortão: 10 cidades querem agilidade na abertura do Hospital de Sinop


Fonte: Só Notícias/Weverton Correa

A agilidade na abertura do hospital de Sinop foi uma das principais cobranças, na terceira carta Teles Pires elaborada, nesta sexta-feira à tarde, no terceiro encontro regional para discussão das usinas hidrelétricas que serão implantadas no rio Teles Pires, em Alta Floresta. O documento foi redigido e assinado por representantes de dez municípios e consórcios, que sofrerão impactos socioambientais com a construção das usinas previstas no leito do Rio Teles Pires. O objetivo do encontro foi discutir, mais uma vez, os avanços em relação aos impactos e as compensações.

O secretário de Meio Ambiente de Sinop, Rogério Rodrigues, disse, ao Só Notícias, que os líderes querem a unidade atendendo o quantos antes, visando a demanda de pessoas que virão de várias partes do país, trabalhar nas obras das usinas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou no último dia 2, termo autorizando o repasse de R$ 10 milhões ao governo do Estado para a realização do procedimento licitatório para a compra dos equipamentos porém, previu funcionamento somente para 2012. O prédio, que está pronto desde 2008, conta com 70 leitos.

Na carta, de acordo com o secretário, as lideranças também reiteram pontos cobrados nos outros dois documentos elaborados, para que constem como condicionantes às empresas que vencerem concessões, nas Licenças Ambientais Prévias e de Instalação. Na segunda carta, elaborada no segundo encontro em Colíder, mês passado, por exemplo, uma das condicionantes é para que os empreendedores arquem com os custos de elaboração de programas, projetos, obras, contratações e execuções para fins de mitigação e compensação dos impactos dos empreendimentos. A primeira carta foi elaborada em Sinop, em junho.

No documento, que será encaminhado às autoridades governamentais, também foi marcado o terceiro encontro regional para dia 21 de outubro, em Paranaíta. Assinaram representantes de Sinop, Cláudia, Sorriso, Ipiranga do Norte, Itaúba, Nova Canaã do Norte, Colíder, Paranaíta, Apiacás e Alta Floresta; consórcios intermunicipais de desenvolvimento sustentável Portal da Amazônia; Alto Teles Pires e Vale do Teles Pires, além do Ministério Público.

Conforme Só Notícias informou, as cinco usinas previstas ao longo do leito do rio Teles Pires são de Colíder (300 MW), Foz do Apiacás com Teles Pires (174 MW), São Manoel (764 MW) e Sinop (400 MW). O governo estadual avalia que, o valor total investido nas obras, seja de R$ 20 bilhões e com geração de 20 mil empregos diretos. Sinop e colíder já foram sedes do encontro, nos quais foram elaboradas a primeira e segunda carta Teles Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário