sexta-feira, 7 de junho de 2013

Após desentendimento com indígena, produtor rural é morto em Douradina (MS) 23 Questão indígena: Produtor rural foi assassinado na última sexta-feira (12), em Douradina (MS), após desentendimento com índio. Segundo presidente do sindicato rural do município, o crime aconteceu em uma área invadida e não em uma área de terra indígena demarcada. O clima é de revolta na região. Na última sexta-feira (12), o produtor rural de Douradina (MS), Arnaldo Alves Ferreira, de 68 anos, foi assassinado, após desentendimento com índio. Segundo informações divulgadas na imprensa, o agricultor foi morto a golpes de flecha e facão. O clima é de revolta na região. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Douradina (MS), Claudio Pradela, o produtor estava consertando a cerca de sua propriedade, quando viu que a mesma estava sendo cortada pelo indígena e então começou a briga que resultou na sua morte. Inclusive, o cavalo do proprietário teria sido amarrado dentro da área. “Então, os índios o pegaram e mataram em uma propriedade próxima a dele, há relatos de que o produtor teria sido torturado antes de sua morte. O crime aconteceu uma área invadida e não em uma área de terra indígena demarcada. Ninguém entrou na área indígena para provocá-los”, afirma Pradela. Diante desse cenário, e temendo pela vida dos índios a Funai teria pedido o apoio da Polícia Federal para garantir a segurança da comunidade indígena. “A área indígena está protegida, mas o sobrinho do produto que está cuidando da propriedade não tem proteção, e aia está o perigo. Os produtores rurais não irão fazer nada contra os índios. Estamos com quase 200 famílias nesse processo de demarcação que só causa constrangimento e insegurança aos produtores”, disse o presidente. Fonte: Notícias Agrícolas // João Batista Olivi/ Fernanda Custódio


Questão indígena: Produtor rural foi assassinado na última sexta-feira (12), em Douradina (MS), após desentendimento com índio. Segundo presidente do sindicato rural do município, o crime aconteceu em uma área invadida e não em uma área de terra indígena demarcada. O clima é de revolta na região.

Na última sexta-feira (12), o produtor rural de Douradina (MS), Arnaldo Alves Ferreira, de 68 anos, foi assassinado, após desentendimento com índio. Segundo informações divulgadas na imprensa, o agricultor foi morto a golpes de flecha e facão. O clima é de revolta na região.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Douradina (MS), Claudio Pradela, o produtor estava consertando a cerca de sua propriedade, quando viu que a mesma estava sendo cortada pelo indígena e então começou a briga que resultou na sua morte. Inclusive, o cavalo do proprietário teria sido amarrado dentro da área.

“Então, os índios o pegaram e mataram em uma propriedade próxima a dele, há relatos de que o produtor teria sido torturado antes de sua morte. O crime aconteceu uma área invadida e não em uma área de terra indígena demarcada. Ninguém entrou na área indígena para provocá-los”, afirma Pradela.

Diante desse cenário, e temendo pela vida dos índios a Funai teria pedido o apoio da Polícia Federal para garantir a segurança da comunidade indígena. “A área indígena está protegida, mas o sobrinho do produto que está cuidando da propriedade não tem proteção, e aia está o perigo. Os produtores rurais não irão fazer nada contra os índios. Estamos com quase 200 famílias nesse processo de demarcação que só causa constrangimento e insegurança aos produtores”, disse o presidente.
Fonte: Notícias Agrícolas // João Batista Olivi/ Fernanda Custódio

Nenhum comentário:

Postar um comentário