terça-feira, 4 de junho de 2013

Governo do Pará pode investir R$ 1 bi para construção da ferrovia MT-PA

Russos, americanos, chineses e coreanos têm interesse

Mary Juruna/MidiaNews
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DA REDAÇÃO
Mato Grosso e Pará intensificam as discussões para concretizar o projeto de ligação ferroviária entre os dois Estados. Na semana passada, o segundo-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa paraense, deputado Sebastião Miranda Filho (PTB), usou a tribuna para defender que o governador Simão Jatene (PSDB) viabilize o empréstimo de R$ 1 bilhão junto a instituições financeiras para viabilizar a obra.

Além da defesa, o petebista e o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda (DEM), apresentaram requerimento solicitando a realização de uma sessão especial para debater com a sociedade a importância da construção da ferrovia.

Na oportunidade, também anunciaram que todos os parlamentares pretendem visitar Mato Grosso neste mês para debater o projeto de ferrovia MT-PA elaborado no gabinete do deputado estadual José Riva (PSD), como alternativa de escoamento da produção, resultando em melhoria significativa na logística dos dois estados.

“O presidente da Assembleia do Pará entrou em contato conosco e disse que agendará com o deputado Riva esta visita a Cuiabá com os parlamentares e prefeitos das cidades que receberão o traçado ferroviário. O Governo do Pará e os deputados daquele estado estão empolgados com a construção desta ferrovia que vai baratear os custos para o país, diminuindo a distância e deixando os insumos mais acessíveis”, explicou o assessor parlamentar Nelson Salim Abdalla.

Nesta segunda-feira (27), o secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Pará (Sedip), Shydney Jorge Rosa, também esteve em contato com o gabinete do deputado Riva para tratar sobre a interligação ferroviária.

“A comitiva de Mato Grosso já esteve aqui no Pará e estamos avançando nas discussões para viabilizar esta obra importante para a produção do Brasil central, por isso a necessidade do investimento neste modal de transporte, que inclusive conta com interesse de investidores estrangeiros. Estamos engajados neste trabalho com o deputado Riva e o momento é de elaboração do projeto executivo e depois realização da Parceria Público-Privada (PPP)”, afirmou, em entrevista por telefone.

No mês passado, Riva apresentou a proposta da ferrovia ao governador Simão Jatene e ao presidente da Alepa e desde então, os estados trabalham para viabilizar a obra.

Ferrovia MT-PA

A linha ferroviária parte de Água Boa até Barcarena, no nordeste paraense. Também é analisada a possibilidade da ferrovia partir do município mato-grossense até Marabá, no sudeste do Pará. A ligação com o nordeste seria viabilizada com a construção de dois ramais, um até o porto de Vila do Conde (Barcarena) e outro até o porto de Espadarte (em Curuçá), que está em projeto de implantação. No mês passado, lideranças políticas e empresariais de Sorriso solicitaram a inclusão do município na ferrovia por meio de um ramal e a proposta será estudada.

A discussão da ferrovia MT-PA foi iniciada há dois anos no gabinete do deputado Riva, sob a argumentação de que Mato Grosso não pode ficar preso a um projeto ferroviário nacional. Ao todo, mais de 20 municípios de Mato Grosso e Pará serão beneficiados com o traçado ferroviário de 1,6 mil km de trilhos, melhorando a qualidade de vida de mais de dois milhões de pessoas.

“Com certeza, essa obra é viável e representará a mudança no fluxo de caminhões no Brasil. Todos atualmente descem pelo Sul, não tem estrada que aguente este grande tráfego, e isso está asfixiando a logística do país. Este novo projeto fará com que Mato Grosso tenha um corredor de alto desenvolvimento, independente e eficiente”, pontuou Riva.

A proposta de ferrovia ganhou repercussão no país. Há duas semanas, Nelson Salim esteve Brasília (DF) com o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e recebeu o apoio para a viabilização do projeto. Também já se reuniu em duas ocasiões com o embaixador da federação Sergey Akopov e o representante comercial da Rússia no Brasil, Sergey Loginov.

“Além dos russos, investidores americanos, chineses e coreanos já demonstraram interesse em executar a obra”. A Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF) também solicitou informações sobre a ferrovia MT-PA e acompanha os avanços das tratativas.

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