sexta-feira, 14 de junho de 2013

Ensaio para abertura da Copa das Confederações termina em tumulto no Mané Garrincha

O último ensaio da cerimônia de abertura da Copa das Confederações, realizado na tarde desta quinta-feira (13/6), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, terminou em tumulto. Aparentemente, um problema de logística deixou os voluntários, que ensaiariam entre 8h e 17h, sem almoço - parte do grupo não recebeu sequer o lanche prometido, já dentro do Estádio. Com isso, algumas pessoas passaram mal. Não há estatística oficial, mas socorristas informaram que chegaram a atender 15 pessoas.

Voluntários disseram que profissionais de saúde teriam se recusado a prestar atendimento dizendo que só poderiam ser acionados por membros da Fifa. Foi a primeira vez que os quase 3 mil voluntários do elenco pisaram no gramado do palco da festa prevista para o próximo sábado, antes da partida entre Brasil e Japão, que abre o campeonato esportivo.

A reportagem do Correio presenciou a confusão. No início da manhã, a produção disponibilizou lanche, e houve também a distribuição de barras de cereais ao longo do dia. A situação gerou revolta em grupo de voluntários. No início da tarde, alguns invadiram o gramado, impedindo a conclusão dos trabalhos - dois ensaios eram previstos e o elenco só conseguiu efetivar o primeiro. 


Não havia informações precisas sobre o almoço ou lanche reforçado e representante de parte do grupo dos voluntários fez três reivindicações: almoço para todos, mais eficiência no trabalho dos socorristas e ingressos para a partida - embora o contrato firmado no inicio dos ensaios desobrigasse a organização desse item.

Na página do Facebook mantida por voluntários, as opiniões se dividem - muitos manifestam vergonha com o desfecho do ensaio. "Atenção, voluntários: vamos mostrar para todo mundo que mesmo insatisfeitos com o que aconteceu no ensaio de hoje, somos os melhores e vamos dar um show em campo", diz uma mensagem.

Resposta da organização
Procurado pela reportagem, o Comitê Organizador Local (COL) informou que vai oferecer café da manhã reforçado e almoço no dia do jogo, além de de disponibilizar telões no local para que todos possam assistir a partida. Leia a íntegra da nota:

Na preparação para a cerimônia de abertura da Copa das Confederações da Fifa foram realizadas mais de cem horas de ensaio, sempre com o apoio devido aos voluntários. Nesta quinta-feira (13/6), no ensaio geral realizado no Estádio Nacional, foram fornecidos três lanches aos quase 3 mil performers e membros da equipe de suporte.

Os socorristas prestaram atendimentos durante todo o dia aos voluntários que tiveram qualquer tipo de problema de saúde. Já os ingressos não fazem parte das obrigações estabelecidas e foi entregue um abaixo-assinado com sete assinaturas em um universo de 3 mil participantes.

O COL vai organizar uma confraternização no Ginásio Claudio Coutinho para os voluntários e colocará telões no local para que todos possam assistir ao jogo Brasil x Japão, além de oferecer café da manhã reforçado e almoço no dia do jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário