terça-feira, 13 de abril de 2010

Abril inicia transição para a seca em Mato Grosso, diz boletim do Sipam






fonte Sipam

A partir deste mês os dias em Mato Grosso serão cada vez mais ensolarados, com baixa umidade do ar e noites mais frescas devido à pouca presença de nuvens, características da seca que começa a dar indícios, segundo o boletim climático elaborado pelos meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Em abril ainda chove no Estado (em média 200 milímetros), mas a partir de maio as precipitações reduzem cerca de 70%, baixando ainda mais em junho. Características normais para o período, mas que devem sofrer alteração em algumas partes de Mato Grosso esse ano. As porções norte, centro e leste do Estado devem ficar mais secas do que o normal, com chuvas abaixo da média.

Já as temperaturas deverão ficar um pouco mais altas do que o normal na maior parte de Mato Grosso. “O fenômeno El Niño está enfraquecendo, mas ainda deve nos influenciar por mais dois meses, aumentando o calor durante o dia”, explica o meteorologista Luiz Alves. Somente o sul e o oeste do Estado ficarão com temperaturas dentro do normal, já que essas regiões são mais suscetíveis à entrada de massas polares nesses meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário