sexta-feira, 16 de abril de 2010

Anvisa proíbe venda de vacinas em farmácias de drogarias





















A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de qualquer vacina em farmácias e drogarias de todo o País, segundo resolução publicada ontem quinta-feira no Diário Oficial da União. A agência alerta que doses vendidas nesses estabelecimentos são provavelmente falsificadas ou de produção clandestina.
Na última sexta-feira (9), agentes da Anvisa e da Polícia Federal apreenderam vacinas falsificadas contra a Influenza A (H1N1), a gripe suína, e o tétano em duas farmácias de Minas Gerais.

A agência esclarece que farmácias e drogarias só podem aplicar vacinas quando participarem de campanhas públicas de vacinação. Não é feita cobrança pela aplicação nesses casos. Denúncias podem ser feitas à vigilância sanitária mais próxima ou encaminhadas à Anvisa, pelo telefone 0800-6429782.

A vacina contra a nova gripe está sendo distribuída nos postos de saúde em todo o País. Os cidadãos de grupos não cobertos pela campanha pública de vacinação do Ministério da Saúde (crianças de mais de 2 anos, adultos de 40 a 59 anos, idosos que não tenham doenças crônicas) poderão receber a vacina somente em hospitais e clínicas privadas autorizadas pela vigilância sanitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário