quinta-feira, 15 de abril de 2010

PP faz opção para “dominar” o Legislativo a partir de 2010



FONTE 24 Horas News









O Partido Progressista é, de todos os que vão disputar a eleição deste ano em Mato Grosso, o que menos tem pressa para definir como vai se posicionar em relação aos demais partidos e candidatos. Quanto mais tarde uma decisão, melhor. Quanto mais tarde, sinal de que a sigla estará buscando um melhor aproveitamento de seus quadros políticos. “Talvez um pouco antes do período das convenções a gente chegue a uma decisão” – disse nesta quarta-feira o deputado José Riva.

Sem candidato ao Governo ou ao Senado Federal – e sem pretensão de lançar ninguém para esses cargos e ainda sem se preocupar com a condição de indicar até mesmo um candidato a vice – o PP se estrutura para dominar as casas legislativas. Riva observou que o PP terá uma chapa com 35 nomes para a Assembléia e 12 para Câmara Federal. Daí podem sair de dois a três deputados federais e de 7 a 8 deputados estaduais.

Riva anunciou que deverá concluir nos próximos dias um amplo estudo interno sobre candidaturas a deputado estadual e deputado federal. De posse desse levantamento, o PP vai à mesa de negociações. “Vamos ter condições de dizer para os partidos que querem o nosso apoio quem queremos em região tal e quem deve deixar de disputar a eleição, acomodando em outra situação” – admitiu o parlamentar. “Se em 2006, conseguimos eleger quatro estaduais e dois federais com uma chapa tímida, a tendência agora é ampliarmos nossa bancada de forma considerável” – frisou.

Com essa definição prioritária, Riva faz cálculos bastante otimistas quanto aos resultados. Ele acha, por exemplo, que o PP tem condições de eleger até três deputados federais das oito vagas a serem disputadas. Cita Pedro Henry, cita Eliene Lima e diz acreditar que Chico Daltro, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Governo vai surpreender na votação. Para o Legislativo, os números são mais otimistas. Evitando falar em número próprio de votos, Riva acredita que a bancada pode chegar a até sete deputados estaduais. Pode entrar mais um até, subindo para 8.

Ciente de que o partido vem sendo tratado como uma espécie de noiva, Riva admite que o PP está bem próximo de apoiar a candidatura de Silval Barbosa ao Governo. “Ajudamos a construir esse Governo” – disse. Porém, não vê dificuldade alguma, por exemplo, de vir a apoiar Mauro Mendes, do PSB ao Governo. O partido também está aberto a conversar com o ex-prefeito Wilson Santos, do PSDB, que disputará a eleição com o apoio dos Democratas e do PTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário