sexta-feira, 30 de abril de 2010

Engenheiro é absolvido pelo TRF 5 anos após "Curupira"


O engenheiro florestal Dirceu Benvenutti foi absolvido pelo Tribunal Regional Federal (TRF1), em Brasília, de todas as acusações que pesavam contra ele por ocasião da operação "Curupira", realizada em junho de 2005.

O engenheiro florestal foi condenado a 2 anos e 8 meses de reclusão pelos crimes de corrupção ativa, crime ambiental, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A operação, que resultou na prisão de mais de 80 pessoas em Mato Grosso e em outros estados, é considerada a maior já realizada contra crimes ambientais no país.

De acordo com o advogado de defesa, Eduardo Mahon, não haviam provas materiais condenatórias que sustentassem a acusação. "Não havia nada que sustentasse a participação dele na falsificação das ATPFs (Autorizações de Transporte de Produtos Florestais). Isso era uma atividade restrita aos fiscais".

Benvenutti era despachante e sócio-proprietário das empresas Bioflora Planejamento Florestal Ltda ME e Benvenutti & Xavier.
A denúncia do Ministério Público Federal relatou ainda que o acusado teria, entre os meses de outubro a novembro de 2004, oferecido vantagem indevida a servidores públicos, além de promover o derrame de ATPFs clonadas para legalizar o transporte ilícito de madeira originário do município de Aripuanã e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário