sexta-feira, 30 de abril de 2010

Morre o Governador Fragelli

Faleceu na madrugada desta sexta (30) o ex-governador mato-grossense José Manuel Fontanilas Fragelli, em Aquidauana, Mato grosso do Sul. A família ainda não divulgou a causa da morte. Ele morreu em casa, provavelmente por razões naturais, perto dos familiares. Fragelli comandou o Estado, foi deputado estadual, federal, governador do estado, e teve o seu ápice como senador da república e Presidente do Senado. Neste cargo deu posse interinamente ao Vice-Presidente José Sarney, por ocasião da doença de Tancredo Neves, como Presidente da Nova República. Fragelli diante da doença do titular, eleito pelo Congresso Nacional Presidente do Brasil, como estudioso jurista, ajudou a encontrar uma saída político-jurídica para aquele grave momento
Há algumas semanas, o doutor Gabriel Novis Neves escreveu um texto trazendo a público uma conversa que teve com a esposa de Fragelli, dona Lourdes, em que ela mostrava toda a sua indignação e a do próprio ex-governador com a demolição do estádio.(Que inclusive mencionei no Blog )
Fragelli amava Cuiabá e o nosso Estado. Apesar de ser de Corumbá, Mato Grosso do Sul, sempre repetia aos amigos mais próximos que tinha mais identificação com a nossa Capital. Tanto amor fazia com que ele sempre fosse lembrado pelos mato-grossenses.
Com a venda de terras públicas no município de Aripuanã, todo o dinheiro foi depositado no Banco do Estado de Mato Grosso (Bemat), em uma conta que só podia ser movimentada pelo governador. Fazendo as contas, Fragellli achou coerente investir Cr$ 1,2 milhões (moeda da época), para que o Verdão se tornasse uma realidade. Com o restante do dinheiro, financiou a construção de todo o complexo do Centro Político Administrativo (CPA), que hoje emprega milhares de pessoas na Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário