sábado, 2 de abril de 2011

Energia elétrica deve ter reajuste de 13% em Mato Grosso


Por: TVCA
A energia elétrica em Mato Grosso deve ter um reajuste de até 13,18% a partir deste mês. O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o aumento deve começar a valer a partir do dia 8 de abril, dia do aniversário de Cuiabá. O percentual de 13,18% é o solicitado pela Rede Cemat, que atua no Estado. No entanto, esse percentual ainda pode sofrer reajustes, pois depende de avaliação da diretoria da Aneel.


A Aneel autorizou também o reajuste de outras nove distribuidoras de energia, além da Rede Cemat. O aumento divulgado hoje representa o pleito encaminhado pelas empresas à Aneel. "O índice é usado como referência para análise da área técnica da agência, que define, posteriormente, em reunião pública da diretoria, os percentuais a serem aplicados", informa a nota da Agência.

De acordo com a Aneel, o reajuste anual é um dos três mecanismos de atualização de tarifas previstos nos contratos entre as empresas e a União. Os reajustes tem como objetivo "manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão". As outras formas de reajuste são a Revisão Tarifária Periódica (RTP), que ocorre em média a cada quatro anos, e a Revisão Extraordinária, que pode ocorrer a qualquer tempo, "desde que ocorra um desequilíbrio justificado da concessão ou se houver criação de um novo encargo setorial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário