sexta-feira, 30 de abril de 2010

Golpe do Falso Sorteio por telefone ou celular














Praticamente toda semana aparece alguem aqui na TV Aripuanã pedindo informações sobre premios pelo celular.
Este é um dos golpes realizados sobretudo por presos ou facções criminosas.
Existem numerosas variantes deste golpe que tem como finalidade principal, normalmente, fazer com que a vítima compre alguns cartões de recarga de celulares pré-pagos e repasse os códigos para os golpistas.

Entre as histórias e desculpas mais utilizadas pelos golpistas, para conseguir seus objetivos, vale mencionar:
Falsas promoções e concursos de companhias telefônicas (sobretudo as de celulares TIM, Oi, Claro, Vivo...).
Falsos concursos e sorteios de grandes empresas como Nestlé, Coca-Cola, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica, Volkswagen, Ford etc.. Neste caso, muitas vezes, o suposto prêmio é um carro. Para ter direito ao prêmio a vítima precisa fornecer em curto prazo de tempo, entre outras coisas (embalagens, códigos de barras de produtos...), os números dos cartões pré-pagos.
Falsos sorteios e concursos de redes televisivas, sobretudo do SBT e empresas coligadas (Baú, organizações Silvio Santos...).
Supostos telefonemas de assistência técnica das empresas de telefonia celular etc...
Em alguns casos os golpistas misturam as desculpas acima, criando por exemplo falsos concursos em conjunto entre SBT e Nestlé ou entre Coca Cola e TIM (ou até todas estas empresas juntas), com comunicação da premiação via celular.
Em todos os casos em que a desculpa for um sorteio os prêmios sempre são muito interessantes, carros, casas, aparelhos celulares de última geração e dinheiro.

Muito freqüente a comunicação do suposto sorteio através de mensagem no celular da vítima, neste caso vindo de outros celulares (comuns os com prefixo 085 e 021).
Freqüente também a indicação do número de contato, para maiores informações, como número "gratuito", quando na realidade é um celular e a ligação é paga.
Ligando de volta de um telefone doméstico se entregará a própria identidade aos bandidos, sendo que eles identificarão o telefone de origem.
Em outros casos o primeiro contato é através de uma ligação, muitas vezes "a cobrar", quase sempre vindo de um telefone celular ou com número não identificado.

É importante lembrar que, de posse dos números dos cartões de recarga, os golpistas poderão utilizar os créditos comprados pela vítima e recarregar seus próprios celulares.

A polícia informa que a grande maioria destes golpes tem como finalidade abastecer de créditos celulares utilizados por criminosos dentro das prisões.

Foram registrados casos nos quais os golpistas pediram também o depósito de algum valor a título de impostos, taxa de cadastro, protocolo, processamento, doação (beneficência) etc..., quase sempre como condição para liberação dos supostos prêmios.

È bom sempre lembrar da frase popular " Goiaba madura na beira da estrada ou ta podre ou bichada. Desconfie das facilidades.

Um comentário:

  1. Prezado Senhores,

    esta noticias (tanto no texto quanto na imagem publicada) foi extraida de nosso site (http://www.fraudes.org/showpage1.asp?pg=251) e do livro de nosso autor (Manual das Fraudes - Ed. Brasport - na pagina 317).
    Como tal material é protegido por direitos autorais, solicitamos que seja imediatamente publicada a fonte da seguitne forma (com link ativo para nosso site,conforme regras para publicação gratuita de nosso material):

    Site Monitor das Fraudes - www.fraudes.org

    Aguardamos contato urgente a respeito.

    Atenciosamente

    Equipe MdF
    www.fraudes.org

    ResponderExcluir