quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mato Grosso terá calor e chuva acima da média nos próximos meses


Chuvas e calor acima da média em Mato Grosso nos próximos três meses. É o que aponta o boletim com a previsão climática para o próximo trimestre (novembro, dezembro e janeiro) na Amazônia Legal que foi divulgado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

De acordo com o boletim, as chuvas que começaram a cair em setembro favorecem a formação de áreas de instabilidade que provocaram pancadas de chuvas fortes acompanhadas de trovoadas em estados como Mato Grosso, Acre e Rondônia.
Depois de um período de estiagem intenso, estamos entrando em nosso inverno amazônico. As chuvas agora estão cada vez mais constantes e ficarão entre normal a ligeiramente acima da média. Esse aumento acima do normal no índice de chuvas se dará pela influência do fenômeno La Niña, que resfria as águas do Pacífico Tropical e altera o padrão de circulação do ar, causando mais precipitação nessa porção da Amazônia, sobretudo a partir de dezembro. As temperaturas também sofrerão acréscimo e a partir de novembro, os termômetros ficarão acima da média em todo o estado de Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário