terça-feira, 2 de novembro de 2010

Operação Arco de fogo continua em Colniza

Reportagem/Ivonei Cheminski



A Operação Arco de Fogo, desenvolvida há mais de dois anos pela Polícia Federal e Ibama visando combater o desmatamento na selva amazônica, realizou durante esta semana mais uma ação em Colniza (1.065 Km a de Cuiabá) na região noroeste do Estado para reprimir o desmatamento ilegal.Várias toras de madeira cortadas foram apreendidas durante a operação e serão doadas a entidades beneficentes.
Cerca de 15 policiais federais e nove fiscais do Ibama percorreram a vasta área de uma fazenda denominada “Fazenda Bauru”, e terras adjacentes, como a região conhecida como Capa Mansa. Foi localizado um assentamento de terras, com dezenas de famílias com título de ocupação absolutamente precário e constatado além da devastação da mata, intensa grilagem de terra. Na área não existe plano de manejo e toda a madeira que dali é extraída sai ilegalmente.

Os extratores serão enquadrados pelos crimes ambientais e também pelos crimes de furto e formação de quadrilha. Várias madeireiras da cidade de Colniza foram visitadas, sendo aplicadas diversas notificações e multas.


Máquinários e equipamentos utilizados na extração de madeira foram apreendidos e as madeireiras que estiverem recbendo a madeira ilegal também serão indiciadas por crime ambiental.

Um comentário:

  1. A equipe da PF deixou o município antes de feriado, mas segundo informações de terceiros irão voltar com um efetivo ainda maior para continuar a operação,há boatos que irá vir uma tropa da força nacional.

    ResponderExcluir