terça-feira, 9 de novembro de 2010

Usina Colíder terá R$ 1,5 bilhão

Fonte gazetadigital
A Companhia Paranaense de Energia (Copel), empresa estatal do governo do Paraná, construirá a Usina Hidrelétrica de Colíder com investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão e que poderá ter uma capacidade de geração de energia elétrica instalada de 300 megawatts (MW) suficiente para atender mais de 1 milhão de consumidores e que vai gerar 8 mil empregos diretos e indiretos.

O superintendente de Planejamento, Jorge Andriguetto Júnior, e o advogado, Paulo Sérgio Sena, acompanhados do prefeito, Celso Banazenski (PR), se reuniram com o governador Silval Barbosa (PMDB), para falar dos planos da empresa que começa as obras em 2011 e tem previsão de entrega em 2014 e contemplará 17 municípios da região Norte. "Essa é a primeira de grandes obras previstas no Plano Decenal de geração de energia do Rio Teles Pires", disse Jorge Andriguetto, lembrando que a empresa tem usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas (movidas pela força do vento), o que representa 5,6 milhões de megawatts produzidos em 54 anos de operação no mercado nacional.
O superintendente disse que a empresa analisou o perfil da produção energética e pode se candidatar para edificar novas usinas, assegurando que por estar Colíder, a 648 quilômetros de Cuiabá, em plena região Amazônica, todo o cuidado e zelo para que a obra privilegie princípios da sustentabilidade ambiental em todos os sentidos.
O governador enalteceu a presença da Copel e a execução de uma obra fundamental para a redenção de toda uma região, pois energia representa um dos principais atrativos para que novas indústrias aqui se instalem. "Desenvolvimento só se faz desta maneira, com parceria, com ação e com respeito ao meio ambiente", disse Silval.
Audiência - A Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) promoverá, entre os dias 16 e 20 de novembro, audiências públicas com o objetivo de apresentar e debater o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da usina hidrelétrica Sinop, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O empreendimento terá uma capacidade instalada de 400 MW com um reservatório de 300 km2, e estará localizado no rio Teles Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário