terça-feira, 23 de novembro de 2010

Zoneamento sócio-econômico-ecológico no MT é aprovado para consolidar áreas produtivas

Fonte http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=79203
Zoneameanto sócio-ambiental do MT finalmente vai ser colocado em prática, consolidando áreas já abertas para a agricultura. De outro lado, ambientalistas confundem a sociedade, ao dizer que o zoneamento estimula o aumento do desmatamento.
Após 20 anos de insistência, o Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico do Mato Grosso enfim será colocado em prática, consolidando áreas já abertas para a agricultura. Desinformados, ambientalistas confundem a sociedade ao dizer que o zoneamento estimula o aumento do desmatamento nas regiões.

Ricardo Arioli, vice-presidente Oeste e diretor de sustentabilidade da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja), deixa claro que o zoneamento não autoriza abertura de novas áreas para produção agrícola, apenas consolida os 35 milhões de hectares (8 milhões destinados a agricultura e 27 milhões de pastagens) do que já é produtivo no Estado. Segundo ele, esse território representa 36% do Mato Grosso contra 64% de áreas intactas em preservação ambiental.

Arioli afirma ainda que o zoneamento não abrange reservas indígenas e nem áreas preservadas, e que uma não-aprovação da medida traria um retrocesso à economia do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário