segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aripuanã tem a maior jazida de Zinco do Brasil


Fonte O documento
Profissionais da Geologia em Mato Grosso participam desde a quinta-feira (27.05) de uma programação específica para comemorar o Dia do Geólogo (30.05). Na oportunidade dois assuntos foram pautados: O novo marco regulatório da mineração e a Logística para mineração em Mato Grosso. O evento terminou no sábado (29.05) com baile dançante para os profissionais da área, familiares e convidados.

A questão do marco regulatório, ou seja, da Lei que rege o Código Mineral, é um anseio antigo dos profissionais. Desde 2003 é implantado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e agora recebeu uma proposta de mudança pelo Governo Federal. “Aproveitamos a data para debater essa proposta”, declarou Francisco Pinho, diretor de eventos do Sindicato dos Geólogos de Mato Grosso e professor de Geologia da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT).

Para João Justino Paes Barros, presidente da Metamat, é um momento para refletir como será conduzido esse processo que trata da legalização mineral. “É importante discutir como vai ser para evitar conflitos. A Metamat tem uma parceria total com o DNPM, órgão que regulamenta a mineração no país. Sempre quando temos um trabalho de mapeamento das vertentes minerais ou ligado ao setor nos reportamos ao Departamento. Fomentar a atividade mineral dentro do Estado em parceria, propondo ações como as que são desenvolvidas pelos cooperativismos sempre por meios legais e com sustentabilidade é nossa meta”, explicou.

Para palestrar sobre “O Novo Marco Regulatório da Mineração” foi convidado Miguel Antonio Cedraz Nery, diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e sobre o tema “Logística Para a Mineração em Mato Grosso”, André Molina, geólogo da Geominas.

A região Noroeste de Mato Grosso é rica em ferro, manganês e zinco. A maior jazida do país de zinco está nessa região, na cidade de Aripuanã. Mas que depende de infra-estrutura para se viabilizar. “A proposta é que seja criado um ramal ferroviário aproveitando a rodovia ferroviária que está sendo construída de Goiás a Rondônia. Não se trata de um desvio da rodo ferrovia e sim um ramal”, explicou o professor da UFMT.
O evento foi Coordenado pelo Sindicato dos Geólogos de Mato Grosso, Associação dos Geólogos do Estado de Mato Grosso, Geoclube (entidade de lazer composta por geólogos e engenheiros de minas) e Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo Centro Oeste.

O Dia do Geólogo comemorado em 30 de maio é sempre tido como uma oportunidade para discutir o assunto mais importante do ano para a categoria. Existem cerca de 8.000 profissionais no país. Em Mato Grosso não há um número exato, tendo em vista que nem todos são sindicalizados.

Representantes de Juína, Aripuanã, das Federações das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e de Goiás, além de empresários que atuam na região Noroeste e do deputado federal Eliene Lima, participam do evento, em Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário