terça-feira, 11 de maio de 2010

Atraso na obra de "linhão" em MT prejudicará testes em Dardanelos


















Fonte 24 horas news

O atraso na linha de transmissão ligando os municípios de Juína e Brasnorte, no Mato Grosso, vai afetar o início dos testes e da venda de energia da hidrelétrica Dardanelos, empreendimento da Energetica Aguas da Pedra . A usina, que terá capacidade de gerar 261 megawatts (MW), está sendo construída às margens do rio Aripuanã e terá duas das cinco turbinas instaladas em junho. Mas não poderá entrar em testes porque a linha de transmissão de 209 quilômetros que está sendo construída pela Empresa Brasileira de Transmissão de Energia (EBTE), do grupo Alusa, não deve ficar pronta a tempo.

O presidente da Neoenergia uma das empresas do empreendimento, Marcelo Corrêa, acha que problemas como esse podem ser evitados se o governo "atrelar" as regras estabelecidas para a geração também à transmissão. "É imprescindível retomar o potencial energético da região Norte", sugere Corrêa.

Ele mencionou esse como um dos grandes desafios e oportunidades que o Brasil oferece. O presidente da CPFL, Wilson Ferreira Jr., frisou ainda que o país tem um potencial eólico de 140 mil MW, quase equivalente ao hidrelétrico (do qual apenas um terço foi explorado), e de 25 mil MW de cogeração à base de bagaço de cana-de-açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário